20-01-2023, 14:13
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-01-2023, 14:15 por Tuco10.)
Gnegraes Escreveu:Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.
Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.
No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.
Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.
Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.
Bom eu acredito que ai as opções são bastante amplas em relação as tomadas de decisao, são varias opções que o modulo pode ter para evitar essa força nao esperada, já que é possivel monitorar a velocidade das 2 rodas,curso da suspensão, abertura do acelerador e varios outros parametros, assim podendo envitar possivel grande diferenca de velocidade com o solo.
A BMW já distribuiu para a Rede a nova programação, que tem um tempo estimado de 3:40 minutos para atualizar o modulo.
As opções são bem mais amplas que esse seu simples desenho e pensamento.