21-01-2023, 10:19
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-01-2023, 10:51 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:A Stelant ou Jeep/Fiat, divulgou inclusive pela revista 4 rodas, que refazendo o mapeamento do motor iria solucionar o consumo excessivo de óleo dos então recém lançados motores turbo 1.6 a gasolina. Até então, eu imaginava que consumo de óleo se devia a desgaste de anéis e sede de válvulas. Hoje até transistor consome óleo.....rsrsrs. se consegue equalizar rotação da roda com a rotação do motor para usar o câmbio sem acionar a embreagem, não duvido da passividade de mapear o motor para resolver essa questão....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Reiner,
O problema dos Jeeps da Fiat é que os motores 1.3 são muito pequenos e para ele andar razoavelmente, a pressão do turbo está configurada para 1,7bar !!!
Sabe o que isso significa em um motor? Altíssimas temperaturas na câmara de combustão, levando a dilatações excessivas entre pistões, camisas e anéis, por onde está passando mais óleo de cárter para a câmara de combustão e queimando.
Jeeps consumindo 1 litro de óleo para 1.000km rodados é "normal"....
Isso está amplamente divulgado nas mídias.
A Fiat deve estar reduzindo a pressão dos turbos e com isso o motor vai trabalhar mais frio. Mas vai perder potência. There is no free lunch my friend....
Voltando ao tema:
Só o motor possui gerenciamento por software. Câmbio e embreagem não, são totalmente mecânicos, não há qualquer interferência eletrônica neles.
Câmbio é um conversor de torque sequencial em 6 etapas.
Embreagem é um desacoplador de um eixo de transmissão com acionamento hidráulico (sistema mecânico para reduzir o esforço do acionamento manual).
Você consegue equalizar a potência/torque entregue à roda através do gerenciamento do motor (controle de tração), para que em determinadas situações de baixo atrito do piso (chuva é um deles) a roda não perca o atrito estático entre ela e o solo. Se passar para atrito dinâmico, vai pro chão.
A direção da ação do controle de tração é do motor para a roda. Vindo da roda, o motor é passivo e fim da linha, nada pode fazer.
O rabo jamais vai abanar o cachorro....
O problema agora nas R1250 é que na aterrisagem depois de sair do solo, a roda transmite um torque brutal instantâneo pela aceleração que o solo induz na roda.
O ponto fraco no trainpower nesta situação é esse eixo no câmbio. Se a rampa deslizante da embreagem fosse maior, patinaria e não haveria quebra.
O Powershit é um sistema que corta a ignição e com isso a rotação do motor cai, facilitando a troca de marcha "a seco", somente isso. Câmbio e embreagem continuam absolutamente iguais e mecânicos.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...