22-01-2023, 09:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-01-2023, 10:01 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Se sair um motor 1300 com o mesmo câmbio, só agrava o problema. Se for uma moto totalmente nova, acredito que o ciclo se reinicia....novos problemas e novas soluções. Tal qual os carros recém lançados. E a vida continua.....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Reiner
Pelo comunicado da BMW, não afeta toda a série de motores / câmbios, o que aparentemente é um ótimo sinal.
Não sabemos ainda se o problema recém encontrado em uma serie de R1250GS é 1)uma falha de material/tratamento térmico do eixo do câmbio ou 2)embreagem deslizante com problema.
Câmbios via de regra possuem capacidade de transmissão de potência / torque muito acima do requisitado pelos motores.
Por se tratar de conjunto mecânico com dimensões reduzidas, aumentar as dimensões de eixos e largura dos dentes das engrenagens é relativamente simples e não cria aumentos desproporcionais de espaço ocupado pelo conjunto.
Isso permite ter uma folga enorme em relação à potência/torque transmitidos pelo conjunto, a um custo de produção que não afeta o todo.
A prova disso é que se vê corriqueiramente falhas em motores, embreagem, etc., mas muito raramente nos câmbios. Quem aqui já ficou na mão na rua ou rodovia por problema no câmbio? São conjuntos robustos e confiáveis. Raros são problemas nos anéis sincronizadores, causando o famoso "arranhando a marcha"....
Se o problema for realmente no eixo, sua troca terá um custo em HH na oficina enorme, pois será necessário desmontar o motor inteiro.
Por esta razão gosto da configuração anterior e histórica na BMW, câmbio é um conjunto separado do motor. E que no dia a dia permite usar óleo específico para engrenagens, cada macaco no seu galho. Trata-se de um sistema muito mais confiável ao longo de anos e anos de uso.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...