27-01-2023, 10:39
Gnegraes Escreveu:De acordo com esta revista nos USA, o recall abrange motos desde 2019:
https://www.advrider.com/bmw-recalls-r-1...tp-in-usa/
https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/RM...1-6214.pdf
Vai haver recall e não é com "remapeamento do motor" que será resolvido, podem ter a absoluta certeza....
BMW R1250GS / GS Aventura / RTP
Eixo de entrada da caixa de engrenagens
Parte 573 Cronologia
18 de janeiro de 2023
Em outubro de 2020, a BMW tomou conhecimento de um BMW R1250 GS 2019 na Itália, no qual um cliente reclamou de um eixo de entrada da caixa de câmbio quebrado e uma roda traseira bloqueada. Duas reclamações semelhantes adicionais, na Itália e na Holanda, em outubro e novembro de 2020, envolvendo modelos BMW R1250GS 2019, foram recebidas. Uma investigação de engenharia foi iniciada.
Um programa de devolução de peças foi implementado e o fornecedor do eixo de entrada da caixa de engrenagens foi contatado. Embora tenha sido percebido que as três motocicletas reclamadas pelo cliente foram todas produzidas em junho de 2019, uma análise do processo de produção do fornecedor não resultou em nenhuma constatação. Análises de laboratório envolvendo avaliações de propriedades de materiais, raios-x, microscópio eletrônico de varredura e exames de tratamento de superfície não resultaram em nenhuma descoberta. As análises iniciais não puderam determinar uma causa raiz ou anomalia sistemática de produção.
Em julho de 2021, foi recebida uma reclamação envolvendo uma BMW R1250 GS Adventure 2019 na França, sobre um eixo de entrada da caixa de câmbio quebrado (mas sem a roda traseira bloqueada). Outras análises foram realizadas, incluindo a continuação do programa de devolução de peças e revisões e auditorias adicionais de produção de fornecedores. Vários FMEAs foram realizados. Além disso, foram realizados testes de bancada e estrada, incluindo possíveis cenários de uso indevido do cliente. Outros testes de laboratório foram realizados envolvendo aplicações de força/torque, pulsações de mudança de carga, raio-x e corridas de dinamômetro. A causa raiz ainda não pôde ser identificada e o mercado continuou sendo monitorado.
Em junho de 2022, a BMW tomou conhecimento de um incidente envolvendo um BMW R1250 GS 2019 no Reino Unido que resultou em um acidente com ferimentos. A BMW intensificou seu processo de investigação e análise e, em agosto de 2022, a BMW tomou conhecimento de um incidente envolvendo uma R1250 GS 2019 na República Tcheca de um acidente sem ferimentos. As atividades de análise continuaram, incluindo uma revisão e comparação do projeto do motor, da caixa de câmbio e do sistema de transmissão e dos parâmetros operacionais entre os modelos R1250 e os modelos R1200 da geração anterior.
A investigação de engenharia concluiu que, em certas condições de operação e condução do motor, pode ocorrer uma sobrecarga do eixo de entrada da caixa de câmbio e resultar em danos ou quebra do eixo de entrada da caixa de câmbio e possivelmente resultar em bloqueio da roda traseira.
Em 10 de janeiro de 2023, a BMW decidiu realizar um recall voluntário de segurança.
Vai custar uma pequena fortuna para um BMW
Então, seremos todos chamados (no mínimo, um bom número de proprietários) para fazer o recall.
E aí, fazer primeiro o recall branco do cardan? Ou primeiro o recall oficial (espera-se isso) do eixo de entrada da caixa de câmbio?
Como meu uso é de um típico coxinha (asfalto, velocidade sempre moderada, sem acelerações bruscas...), vou optar pelo recall branco do cardan. Se é que me darão essa opção. rssss
Mas concordo com o Guilherme. Custará uma pequena fortuna para a marca.