07-02-2023, 10:54
Leandro M Escreveu:Boa noite!
Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.
Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.
Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!
Bom dia Leandro,
As motos dotadas de transmissão com eixo cardã possuem uma caixa de redução com engrenagens cônicas acoplada ao cubo da roda.
Não existe diferencial, somente em veículos de 4 rodas cuja caixa de engrenagens cônicas tem 2 semi-eixos que acionam as rodas traseiras. Essa caixa chamada de diferencial possui um par de engrenagens cônicas e engrenagens satélites.
Por hábito vindo dos automóveis, a maioria das pessoas chama de diferencial, inclusive na tradução do manual de proprietário, traduzido para o Pt de Portugal. No manual original em alemão ele é tratado por uma abreviação HAG - Hintere Achse Getriebe = caixa de redução do eixo traseiro.
Tanto motos com transmissão por corrente de rolos como por eixo cardã, possuem folga que se verifica na roda traseira.
Essa folga é a soma de todas as folgas de engrenagens, de anéis de sincronização/acoplamento no câmbio, folga <entre elos da corrente de rolos> / < nas juntas universais nas extremidades do eixo cardã>.
Toda caixa de engrenagens gera calor, pelo atrito nos rolamentos e no(s) engrenamento(s) da(s) engrenagem(s).
A caixa de redução traseira das BMWs é um redutor de velocidade dotado de apenas um par de engrenagens cônicas.
Existem câmbios em alguns veículos que pela sua potência/torque, são dotados de radiadores de óleo para sua refrigeração.
O óleo da caixa de redução traseira deve ser óleo de engrenagens, classe 75W90 sintético. O volume é de 180ml, esse volume deve ser medido com becker ou proveta, pois excesso de óleo causa sobreaquecimento.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...