17-02-2023, 11:10
Gnegraes Escreveu:BMW acaba de publicar na mídia (meia página de jornal) o Recall sobre a quebra do eixo primário do câmbio nas 1250GS,1250GS ADV e 1250RT.Eu penso que, as válvulas de admissão e exaustão são gerenciadas por software. E penso que numa determinada situação esse controle de válvulas pode mantê-las fechadas numa situação imprópria, provocando um freio motor indesejado, que talvez um comando de válvulas normal não provocaria. Então, como os câmbios da 1250 e 1200 sao iguais e a potência e torque não subiram absurdamente, penso que um ajuste de software seja suficiente para solução do problema, visto que o nosso amigo Tuco10 não detectou diferença na tocada da moto antes e depois da atualização do software....
Informam que há ....funcionamento irregular do controle do motor e que pode implicar num esforço superior ao tolerado pelo eixo de entrada da transmissão....
Resolveram tirar capacidade de freio motor da moto, para não terem um prejuízo gigantesco de substituir o eixo primário ou a embreagem deslizante. E isso acarretará algum prejuízo na condução em velocidade no asfalto. Freio motor é fundamental na frenagem da moto e nas entradas de curvas.
Fatos:
- o câmbio das 1250 LC é idêntico ao das 1200 LC.
- os motores 1200 LC e 1250 LC sempre funcionaram de modo normal, sem falhas e com entrega de torque e potência como preconizado.
- nunca houve funcionamento irregular do controle do motor, nenhum usuário em todo o mundo relatou algo parecido (cerda de 250.000 motos).
- o aumento de 50cc na capacidade do motor acrescentou um pouco de potência e torque, somente isso.
Se o problema fosse Software, por que não reinstalar o Software na versão anterior e que nunca causou "quebras mecânicas" da transmissão?
Os acidentes ocorridos na Europa não foram no Off-road, até porque nestes tipos de terreno e condução o atrito dinâmico entre roda e piso (terra, areia, pedrisco, etc) é baixo, não requerendo quaisquer esforços significantes na transmissão, pois a roda simplesmente derrapa / patina.
Os acidentes ocorreram em alta velocidade e no asfalto, levando à quebra da transmissão na indução de torque enorme pela roda traseira à transmissão após "aterrissar" a moto no asfalto.
Mas.... o problema é o Software do motor.... me engana que eu gosto.
Penso ainda que os proprietários de veículos da stellantis devem ficar mais preocupados com seus motores.
Isso penso eu, que não entendo nada....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk