17-02-2023, 19:05
Gnegraes Escreveu:BMW acaba de publicar na mídia (meia página de jornal) o Recall sobre a quebra do eixo primário do câmbio nas 1250GS,1250GS ADV e 1250RT.
Informam que há ....funcionamento irregular do controle do motor e que pode implicar num esforço superior ao tolerado pelo eixo de entrada da transmissão....
Resolveram tirar capacidade de freio motor da moto, para não terem um prejuízo gigantesco de substituir o eixo primário ou a embreagem deslizante. E isso acarretará algum prejuízo na condução em velocidade no asfalto. Freio motor é fundamental na frenagem da moto e nas entradas de curvas.
Fatos:
- o câmbio das 1250 LC é idêntico ao das 1200 LC.
- os motores 1200 LC e 1250 LC sempre funcionaram de modo normal, sem falhas e com entrega de torque e potência como preconizado.
- nunca houve funcionamento irregular do controle do motor, nenhum usuário em todo o mundo relatou algo parecido (cerda de 250.000 motos).
- o aumento de 50cc na capacidade do motor acrescentou um pouco de potência e torque, somente isso.
Se o problema fosse Software, por que não reinstalar o Software na versão anterior e que nunca causou "quebras mecânicas" da transmissão?
Os acidentes ocorridos na Europa não foram no Off-road, até porque nestes tipos de terreno e condução o atrito dinâmico entre roda e piso (terra, areia, pedrisco, etc) é baixo, não requerendo quaisquer esforços significantes na transmissão, pois a roda simplesmente derrapa / patina.
Os acidentes ocorreram em alta velocidade e no asfalto, levando à quebra da transmissão na indução de torque enorme pela roda traseira à transmissão após "aterrissar" a moto no asfalto.
Mas.... o problema é o Software do motor.... me engana que eu gosto.
O part number e formato externo da gearbox das 1200 são diferentes das 1250, ainda que a especificação seja igual. Pelo menos nas imagens da internet. Talvez haja alguma diferença no fornecedor e materiais usados.
Sent from my iPhone using Tapatalk