18-02-2023, 12:00
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2023, 17:25 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Guilherme, como não sou engenheiro, me dou o direito de falar bobagem.
Então vamos lá: vc disse que o shiftcam "proporciona melhor rendimento do motor nos diferentes modos de pilotagem que a moto tem e que são vários".
Aí minha dúvida: o tal shiftcam tem apenas funcionamento "mecânico", sem intervenção eletrônica ? Se não, o software não poderia atuar no "funcionamento variável" das válvulas, ainda que de forma indireta, via modos de pilotagem ?
Digo isso porque, nessa minha lógica, os modos de pilotagem alteram parâmetros de funcionamento do motor e, havendo correlação com o funcionamento do shiftcam, poderia ter um reflexo a partir do software - e aí talvez fizesse sentido a alteração objeto do recall.
Oi Everton,
O Shiftcam é um sistema onde o eixo dotado de cames se desloca axialmente, ou seja, na direção do eixo.
Ele se movimenta por um pequeno motor linear que faz esse deslocamento. Para cada posição deste eixo, as válvulas são acionadas de modo específico ao que espera do funcionamento do motor, seja nas abertura mais cedo ou mais tarde, como no deslocamento da válvula mais aberta ou mais fechada (vazões diferentes). São duas as configurações que o sistema disponibiliza.
Por exemplo na 1250GS há modos de pilotagem como Road, Rain, Enduro e Dynamic, etc.
Por exemplo no modo Rain se espera acelerações mais suaves, limitação de potência e torque entregue pelo motor, para evitar que a roda traseira patine devido ao eventual baixo atrito entre roda e piso, evitando que você perca o controle e caia. Para isso a posição do eixo Shiftcam leva um funcionamento mecânico das válvulas com abertura limitada e ângulos de abertura atrasados, em outras palavras, deixa o motor xôxo...
Já no modo Dynamic ou Dynamic Pro a potencia e torques entregues pelo motor são os máximos, com abertura total das válvulas e ângulo de abertura adiantados.
O controle de tração ou modo de condução através do Shiftcam são ajustes mecânicos pré-estabelecidos no eixo dele através de suas guias.
O acionamento é elétrico para posicionar cada modo de desempenho do motor.
E eles agem obviamente em conjunto com vazões de combustível pré definidas para cada modo de pilotagem.
No vídeo abaixo através de animação gráfica, mostra de modo simples como o sistema funciona. Para cada posição de funcionamento das válvulas corresponde a uma entrega de torque e potência específica. Tudo isso definido no projeto mecânico do motor para alcançar parâmetros determinados de desempenho.
https://youtu.be/laI-U5Isc6Q
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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