05-07-2013, 04:05
Umas noções básicas...
Um conceito simples no off é o equilíbrio do conjunto e abaixar o CG, um dos motivos de andar de pé em muitas situações jogando o peso sobre as pedaleiras.
Em pé também coloca-se o corpo p/ frente em subidas minimizando o risco de capotar c/ aumento da tração e coloca-se o corpo p/ trás em descidas íngremes favorecendo a frenagem.
Usa-se muito o freio traseiro p/ ajustar a moto com derrapagens calculadas antes de curva ou outra situação, mas para frear deve usar os dois. Na terra é o conjunto que segura a moto e, p/ se ter o domínio não se usa ABS nem controle de tração.
Andando em pé e com as pernas levemente flexionadas reduz o risco da estilingada, da moto jogar o piloto sentado pra cima do paralama dianteiro numa lombada como exemplo.
Nas curvas costuma-se esticar a perna de dentro da curva para a frente fazendo o efeito de pêndulo e buscar uma ranhura p/ apoiar os pneus mantendo o equilíbrio na aceleração.
A aceleração e frenagem ajudam muito a manter a moto nos trilhos, andar com a moto solta não combina muito com a terra ou areia. No barro a aceleração ajuda e as vezes até p/ limpar o barro do pneu, mas há situações que o barro gruda no dianteiro de tal modo que viramos passageiros, andando rápido acaba limpando, mas ter de ter muita prática.
Um conceito simples no off é o equilíbrio do conjunto e abaixar o CG, um dos motivos de andar de pé em muitas situações jogando o peso sobre as pedaleiras.
Em pé também coloca-se o corpo p/ frente em subidas minimizando o risco de capotar c/ aumento da tração e coloca-se o corpo p/ trás em descidas íngremes favorecendo a frenagem.
Usa-se muito o freio traseiro p/ ajustar a moto com derrapagens calculadas antes de curva ou outra situação, mas para frear deve usar os dois. Na terra é o conjunto que segura a moto e, p/ se ter o domínio não se usa ABS nem controle de tração.
Andando em pé e com as pernas levemente flexionadas reduz o risco da estilingada, da moto jogar o piloto sentado pra cima do paralama dianteiro numa lombada como exemplo.
Nas curvas costuma-se esticar a perna de dentro da curva para a frente fazendo o efeito de pêndulo e buscar uma ranhura p/ apoiar os pneus mantendo o equilíbrio na aceleração.
A aceleração e frenagem ajudam muito a manter a moto nos trilhos, andar com a moto solta não combina muito com a terra ou areia. No barro a aceleração ajuda e as vezes até p/ limpar o barro do pneu, mas há situações que o barro gruda no dianteiro de tal modo que viramos passageiros, andando rápido acaba limpando, mas ter de ter muita prática.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.