05-07-2013, 09:00
Gostei da comparação de on e off colocada pelo Flavildo.
Aprendi a andar de moto na terra, depois Enduro e Motocross, caí muito e até treinava para isso e mesmo assim quebrei braços, pernas e clavícula, claro que abusando muito e resolvi parar no ultimo tombo no final dos anos 90 quando fiquei 3 meses de molho e ao voltar sai com a moto feito louco.
Voltei a andar ano passado e escolhi a 800 p/ um off civilizado e fazer viagens longas sem me matar com speed, viagens não tão comuns antes, só que tenho muito pouca experiência no asfalto e transito o que procuro compensar lendo dicas e vendo acidentes na internet.
Legal a explicação do Flavildo sobre o estilo de pilotar no on road de quem vem do off e, realmente, me vejo na situação comentada e ao mesmo tempo com receio em curvas por não conseguir derrapagem proposital e por não haver trilhas p/ encaixar as rodas tendo que confiar só no atrito pneu asfalto. Também procuro não abusar passando em corredor com carros em movimento sem área se escape e sempre atento em volta no transito evitando pontos cegos, animais e com visibilidade p/ desviar de objetos nas pistas.
O bom é que tanto a 800 como a 1200 são ágeis nas frenagens e aceleradas no transito o que ajuda a escapar de alguns lances de risco.
Sinto estar aprendendo rápido as nuanças a cuidados no asfalto, mas tenho muita falta de fazer um curso on road, algo que é natural p/ a grande maioria aqui. Claro que muito se aproveita entre on e off, mas percebo que envolvem alguns conceitos bem diferentes pelo ambiente e situações que mais aparecem em cada caso.
Aprendi a andar de moto na terra, depois Enduro e Motocross, caí muito e até treinava para isso e mesmo assim quebrei braços, pernas e clavícula, claro que abusando muito e resolvi parar no ultimo tombo no final dos anos 90 quando fiquei 3 meses de molho e ao voltar sai com a moto feito louco.
Voltei a andar ano passado e escolhi a 800 p/ um off civilizado e fazer viagens longas sem me matar com speed, viagens não tão comuns antes, só que tenho muito pouca experiência no asfalto e transito o que procuro compensar lendo dicas e vendo acidentes na internet.
Legal a explicação do Flavildo sobre o estilo de pilotar no on road de quem vem do off e, realmente, me vejo na situação comentada e ao mesmo tempo com receio em curvas por não conseguir derrapagem proposital e por não haver trilhas p/ encaixar as rodas tendo que confiar só no atrito pneu asfalto. Também procuro não abusar passando em corredor com carros em movimento sem área se escape e sempre atento em volta no transito evitando pontos cegos, animais e com visibilidade p/ desviar de objetos nas pistas.
O bom é que tanto a 800 como a 1200 são ágeis nas frenagens e aceleradas no transito o que ajuda a escapar de alguns lances de risco.
Sinto estar aprendendo rápido as nuanças a cuidados no asfalto, mas tenho muita falta de fazer um curso on road, algo que é natural p/ a grande maioria aqui. Claro que muito se aproveita entre on e off, mas percebo que envolvem alguns conceitos bem diferentes pelo ambiente e situações que mais aparecem em cada caso.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.