08-09-2023, 15:31
Guilherme,
Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.
Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.
No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".
Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.
PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU
Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.
Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.
No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".
Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.
PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU