08-09-2023, 17:05
Kinha Escreveu:Guilherme,
Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.
Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.
No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".
Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.
PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU
Kinha,
Não há necessidade de retirar o corta neve da roda traseira.
Não vejo por que ajustar o eixo dianteiro com o peso da moto sobre ele (???).
O eixo se centraliza de forma rápida com a roda solta e no ar, é muito fácil.
Nunca ví fazerem isso, seja no RSD da BMW, seja Manual Haynes, sejam em oficinas e lojas de pneus
Na vez que retirei a roda foi muito fácil.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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