05-07-2013, 20:49
phansaul Escreveu:Já fiz um curso de 2 dias aqui no autódromo de Curitiba pela Moto school, sai caro mas vale a pena, a gente aprende muito, o curso é praticamente todo ensinando a fazer curvas e técnicas de frenagem, afinal na reta qualquer um sabe acelerar.
O problema é que alguns exageram, no final do curso 5 motos destruídas, inclusive a do piloto Bruno Corano, onde um cara fez um strike nele.
A melhor dica é o contra esterço, quando você precisa fazer a curva para um lado, você deve virar o guidao no sentido contrário, a moto deita e faz a curva com a maior facilidade.
Abraço
Uma dica aqui é a compra do livro "The twist of the wrist" do K.code. Esse cara e' um dos maiores instrutores de motos esportivas no mundo , tem uma escola , a Califórnia motorbike school. Com relação ao counter steering ou contra esterço , em motos esportivas e' fundamental o domínio da técnica , pra nao dizer vital , mas nao acredito que seja pra uma F800... A nao ser que vc queira entrar muito " Embu" numa curva , nao e' meu caso. Uso essa técnica pra entrada na curva , agora pra me manter nela só pendulo mesmo , mantendo o controle fixo da RPM.....mas como falei , pra esportivas vale e muito a técnica , agora pra motos trails nem tanto. Esse livro vem acompanhado de um CD Rom , vale muito a pena.....
........mas o tópico e' off road mesmo né .... Hehe.