25-07-2023, 09:57
Oi pessoal, bom dia.
Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.
Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:
- Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
[ATTACH=CONFIG]11597[/ATTACH]
- Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
[ATTACH=CONFIG]11598[/ATTACH]
- Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.
O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11596[/ATTACH]
Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11599[/ATTACH]
De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.
Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.
Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.
Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.
Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:
- Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
[ATTACH=CONFIG]11597[/ATTACH]
- Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
[ATTACH=CONFIG]11598[/ATTACH]
- Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.
O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11596[/ATTACH]
Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11599[/ATTACH]
De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.
Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.
Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.