30-09-2023, 10:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2023, 10:39 por Gnegraes.)
All,
É necessário entender alguns detalhes técnicos muito importantes ao analisar os dois motores.
1) Triumph tem motor de 3 cilindros em linha, BMW motor de 2 cilindros boxer.
O desempenho e respostas deles são obrigatoriamente diferentes, são projetos diferentes.
O motor de 3 cilindros em linha obrigatoriamente tem acelerações mais rápidas que um de 2 cilindros boxer.
Ao usar o motor de um veículo deve-se sempre analisar com cuidado a curva de Potência / Torque versus rpm.
A curva de torque é a mais importante delas e é ela que te informa como usar o motor. Ela te indica em qual rotação mais baixa o motor te entrega um torque que te permita acelerar de modo adequado e com bom desempenho.
Ao pilotar você deve olhar APENAS para o contagiros, é ele que te informa se você está na faixa adequada da curva de torque. Ignore indicador de marcha e velocímetro. Se a rotação estiver baixa, deve reduzir a marcha e com isso entrar na faixa ótima de uso.
O exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é irreal e não é assim que se pilota uma moto de câmbio manual e sem conversor de torque.
Se você gosta de pilotar assim, deve comprar uma moto / scooter que tenha câmbio automático e conversor de torque.
O exemplo de carro com câmbio automático te mostra sem que você perceba como funciona: se você acelerar e as forças disponibilizados na roda não forem adequadas, o conversor de torque sente isso e reduz automaticamente as marchas para adequar o sistema. Simples assim...
Não dá para pilotar câmbio manual como se fosse automático com conversor de torque.... não vai funcionar....
2) Shitcam BMW
O sistema shiftcam da BMW modifica o funcionamento do comando de válvulas do motor.
Ele não é responsável por aumentar o torque e as respostas à aceleração do motor, ao contrário, ele reduz o desempenho geral...
A redução no torque e respostas à aceleração são reduzidas de modo a permitir uma pilotagem mais suave e com baixo torque disponibilizado na roda traseira, evitando derrapagens e quedas em situação de pista com água, barro, areia sobre solo duro, etc. torna a pilotagem mais agradável e muito mais segura.
Como o shiftcam faz isso? O eixo de comando possui duas posições com cames diferentes, tanto na altura do ressalto como na posição angular.
Na posição de baixo torque, as válvulas abrem menos que em sua abertura máxima, reduzindo o desempenho do motor. Além da abertura angular ser atrasada, tudo em pról de limitar o motor.
É necessário entender alguns detalhes técnicos muito importantes ao analisar os dois motores.
1) Triumph tem motor de 3 cilindros em linha, BMW motor de 2 cilindros boxer.
O desempenho e respostas deles são obrigatoriamente diferentes, são projetos diferentes.
O motor de 3 cilindros em linha obrigatoriamente tem acelerações mais rápidas que um de 2 cilindros boxer.
Ao usar o motor de um veículo deve-se sempre analisar com cuidado a curva de Potência / Torque versus rpm.
A curva de torque é a mais importante delas e é ela que te informa como usar o motor. Ela te indica em qual rotação mais baixa o motor te entrega um torque que te permita acelerar de modo adequado e com bom desempenho.
Ao pilotar você deve olhar APENAS para o contagiros, é ele que te informa se você está na faixa adequada da curva de torque. Ignore indicador de marcha e velocímetro. Se a rotação estiver baixa, deve reduzir a marcha e com isso entrar na faixa ótima de uso.
O exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é irreal e não é assim que se pilota uma moto de câmbio manual e sem conversor de torque.
Se você gosta de pilotar assim, deve comprar uma moto / scooter que tenha câmbio automático e conversor de torque.
O exemplo de carro com câmbio automático te mostra sem que você perceba como funciona: se você acelerar e as forças disponibilizados na roda não forem adequadas, o conversor de torque sente isso e reduz automaticamente as marchas para adequar o sistema. Simples assim...
Não dá para pilotar câmbio manual como se fosse automático com conversor de torque.... não vai funcionar....
2) Shitcam BMW
O sistema shiftcam da BMW modifica o funcionamento do comando de válvulas do motor.
Ele não é responsável por aumentar o torque e as respostas à aceleração do motor, ao contrário, ele reduz o desempenho geral...
A redução no torque e respostas à aceleração são reduzidas de modo a permitir uma pilotagem mais suave e com baixo torque disponibilizado na roda traseira, evitando derrapagens e quedas em situação de pista com água, barro, areia sobre solo duro, etc. torna a pilotagem mais agradável e muito mais segura.
Como o shiftcam faz isso? O eixo de comando possui duas posições com cames diferentes, tanto na altura do ressalto como na posição angular.
Na posição de baixo torque, as válvulas abrem menos que em sua abertura máxima, reduzindo o desempenho do motor. Além da abertura angular ser atrasada, tudo em pról de limitar o motor.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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