30-09-2023, 12:47
Gnegraes Escreveu:All,Oi Guilherme!
É necessário entender alguns detalhes técnicos muito importantes ao analisar os dois motores.
1) Triumph tem motor de 3 cilindros em linha, BMW motor de 2 cilindros boxer.
O desempenho e respostas deles são obrigatoriamente diferentes, são projetos diferentes.
O motor de 3 cilindros em linha obrigatoriamente tem acelerações mais rápidas que um de 2 cilindros boxer.
Ao usar o motor de um veículo deve-se sempre analisar com cuidado a curva de Potência / Torque versus rpm.
A curva de torque é a mais importante delas e é ela que te informa como usar o motor. Ela te indica em qual rotação mais baixa o motor te entrega um torque que te permita acelerar de modo adequado e com bom desempenho.
Ao pilotar você deve olhar APENAS para o contagiros, é ele que te informa se você está na faixa adequada da curva de torque. Ignore indicador de marcha e velocímetro. Se a rotação estiver baixa, deve reduzir a marcha e com isso entrar na faixa ótima de uso.
O exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é irreal e não é assim que se pilota uma moto de câmbio manual e sem conversor de torque.
Se você gosta de pilotar assim, deve comprar uma moto / scooter que tenha câmbio automático e conversor de torque.
O exemplo de carro com câmbio automático te mostra sem que você perceba como funciona: se você acelerar e as forças disponibilizados na roda não forem adequadas, o conversor de torque sente isso e reduz automaticamente as marchas para adequar o sistema. Simples assim...
Não dá para pilotar câmbio manual como se fosse automático com conversor de torque.... não vai funcionar....
2) Shitcam BMW
O sistema shiftcam da BMW modifica o funcionamento do comando de válvulas do motor.
Ele não é responsável por aumentar o torque e as respostas à aceleração do motor, ao contrário, ele reduz o desempenho geral...
A redução no torque e respostas à aceleração são reduzidas de modo a permitir uma pilotagem mais suave e com baixo torque disponibilizado na roda traseira, evitando derrapagens e quedas em situação de pista com água, barro, areia sobre solo duro, etc. torna a pilotagem mais agradável e muito mais segura.
Como o shiftcam faz isso? O eixo de comando possui duas posições com cames diferentes, tanto na altura do ressalto como na posição angular.
Na posição de baixo torque, as válvulas abrem menos que em sua abertura máxima, reduzindo o desempenho do motor. Além da abertura angular ser atrasada, tudo em pról de limitar o motor.
Pelas suas respostas no fórum vejo em várias situações que você tem dificuldade de entendimento ou não quer entender. Vamos lá, o exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é REAL, no caso da Tiger 1200 2016, que era o modelo que eu tinha, isso correspondia a aproximadamente 1200 rpm, o que é perfeitamente factível para a Tiger, não para a BMW, por que o motor iria apagar na mesma situação. Se você ler novamente o que eu escrevi, foi apenas um teste que me permitiu concluir sobre o comportamento da moto em diferentes faixas de rotação do motor. Desde que eu eu tenha condições, eu compro a moto que eu quiser, não preciso de suas orientações.
Sobre a curva de torque das motos em questão não tenho acesso, mas a percepção é que na Tiger é muito mais plana, força em qualquer rotação. Eu particularmente migrei para a BMW e continuo com ela por que a ciclistica é impecável, não vejo outra bigtrail com o mesmo comportamento.
Como usuário me interessa o comportamento da moto, foco nos fins. Acho Interessante os meios, mas por mais que tenha uma engenharia exuberante por de trás, isso não é relevante para mim se não traz bons resultados (cabe dizer que sou engenheiro de formação, rsrs). Digo isso por que na minha percepção uma das maiores virtudes da GS é também um ponto fraco: o motor. Ele é espetacular por que permite um centro de gravidade baixo contribuindo muito para a ciclística, mas deixa a desejar em desempenho. Ainda assim, para meu uso, a Gs é a moto mais adequada.
Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk