02-10-2023, 09:32
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-10-2023, 09:53 por Gnegraes.)
Para quem quiser detalhes do novo motor e fotos, visitem a reportagem da revista Motorrad abaixo, que está comemorando 120 anos de vida. Incrível!!!
https://www.motorradonline.de/typen/bmw-...uer-boxer/
Para o ano de 2024, o próximo passo evolutivo no novo motor será de 1.254cc para exatamente 1.300cc.
Resulta de diâmetros de cilindro e pistões medindo 106,5 milímetros cada e um curso de pistão de 73 milímetros. Comparado com o 1250, o diâmetro interno é 4 milímetros maior e o curso é 3 milímetros mais curto.
O motor de dois cilindros refrigerado a ar e a líquido continua girando até 9.000 rpm. Atinge a potência máxima de 145,5CV (107 kW) @7.750 rpm e o torque máximo de 149Nm @6.500 rpm.
A engenharia da BMW aumentou os diâmetros das válvulas, onde as duas válvulas de admissão por cilindro cresceram de 40 para 44 milímetros e as duas válvulas de escape cresceram cada uma de 34 para 35,6 milímetros. Eles também aumentaram novamente a compressão, de 12,5:1 para 13,3:1 (vai pedir cada vez mais gasolina melhor de alta octanagem...)
Além disso, a BMW agora coloca os acionamentos da árvore de cames individualmente em cada lado do cilindro. No cilindro esquerdo, que ainda está alguns centímetros à frente do cilindro direito na direção de deslocamento devido às bielas, a corrente de distribuição do cabeçote DOHC passa atrás do cilindro e na frente dele no cilindro direito oposto . Isso compensa a assimetria na vista superior.
Como de costume, o líquido refrigerante flui especificamente ao redor dos cabeçotes e parcialmente ao redor dos cilindros, enquanto o ar também é usado para resfriamento - afinal, é para isso que o Boxer está predestinado.
O novo boxer 1300 não possui mais um eixo de balanceamento separado; em vez disso, pesos de balanceamento são colocados no virabrequim e no alternador. Com o total de um eixo a menos no trem de força, o sentido de rotação do virabrequim e do cardã muda. O momento de tombamento durante as mudanças de carga, que antes era típico dos boxers, foi amplamente equilibrado e, portanto, eliminado.
A posição de instalação da transmissão muda: a caixa de 6 velocidades está agora sob o motor e não mais atrás dele. Isso reduz o comprimento total do motor e diminui o peso. De acordo com a BMW, o 1300 boxer é 3,9 kgf mais leve que o 1250, e um total de 6,5 kgf foram supostamente economizados em todo o trem de força.
Aliás, a empresa japonesa Musashi continua fornecendo a transmissão. Após o recall e atualização do software da BMW R1250 GS devido a eixos de entrada de transmissão quebrados ocasionais, a transmissão também foi reforçada.
https://www.motorradonline.de/typen/bmw-...uer-boxer/
Para o ano de 2024, o próximo passo evolutivo no novo motor será de 1.254cc para exatamente 1.300cc.
Resulta de diâmetros de cilindro e pistões medindo 106,5 milímetros cada e um curso de pistão de 73 milímetros. Comparado com o 1250, o diâmetro interno é 4 milímetros maior e o curso é 3 milímetros mais curto.
O motor de dois cilindros refrigerado a ar e a líquido continua girando até 9.000 rpm. Atinge a potência máxima de 145,5CV (107 kW) @7.750 rpm e o torque máximo de 149Nm @6.500 rpm.
A engenharia da BMW aumentou os diâmetros das válvulas, onde as duas válvulas de admissão por cilindro cresceram de 40 para 44 milímetros e as duas válvulas de escape cresceram cada uma de 34 para 35,6 milímetros. Eles também aumentaram novamente a compressão, de 12,5:1 para 13,3:1 (vai pedir cada vez mais gasolina melhor de alta octanagem...)
Além disso, a BMW agora coloca os acionamentos da árvore de cames individualmente em cada lado do cilindro. No cilindro esquerdo, que ainda está alguns centímetros à frente do cilindro direito na direção de deslocamento devido às bielas, a corrente de distribuição do cabeçote DOHC passa atrás do cilindro e na frente dele no cilindro direito oposto . Isso compensa a assimetria na vista superior.
Como de costume, o líquido refrigerante flui especificamente ao redor dos cabeçotes e parcialmente ao redor dos cilindros, enquanto o ar também é usado para resfriamento - afinal, é para isso que o Boxer está predestinado.
O novo boxer 1300 não possui mais um eixo de balanceamento separado; em vez disso, pesos de balanceamento são colocados no virabrequim e no alternador. Com o total de um eixo a menos no trem de força, o sentido de rotação do virabrequim e do cardã muda. O momento de tombamento durante as mudanças de carga, que antes era típico dos boxers, foi amplamente equilibrado e, portanto, eliminado.
A posição de instalação da transmissão muda: a caixa de 6 velocidades está agora sob o motor e não mais atrás dele. Isso reduz o comprimento total do motor e diminui o peso. De acordo com a BMW, o 1300 boxer é 3,9 kgf mais leve que o 1250, e um total de 6,5 kgf foram supostamente economizados em todo o trem de força.
Aliás, a empresa japonesa Musashi continua fornecendo a transmissão. Após o recall e atualização do software da BMW R1250 GS devido a eixos de entrada de transmissão quebrados ocasionais, a transmissão também foi reforçada.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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