03-10-2023, 16:18
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-10-2023, 16:24 por Gnegraes.)
Kinha Escreveu:Ressuscitando o tópico.
Iniciei o namoro (de médio prazo) com a versão adventure da GS 1250. A dúvida é a tal da altura. Tenho 1,70m e na versão premium "normal" estou acostumado, até porque a planta de um dos pés fica inteiramente apoiada no chão.
Resolvi fazer um teste com a minha moto (premium) e passei a usá-la com a regulagem máxima da altura. E aí que não entendi mais nada. A especificação técnica fala em 850 a 870 mm de altura, o que eu interpretei que, na altura mínima, estaria a 850 mm e na altura máxima, a 870 mm. O problema é que ao regular a altura máxima (que imaginei fosse 870 mm) o pocotó sobe muito, bem mais do que 2 cm. Com certeza bem mais do que 2 cm, porque fico na ponta dos pés (pilotando com pé de bailarina).
Alguém consegue explicar essa relação de altura da suspensão e da que é informada na especificação técnica da moto? E na versão adventure, quanto de fato é mais alta do que a versão premium?
PS: Ao usar o ajuste máximo (altura máxima), a moto fica pulando igual a cabrito. Perde a maciez que é peculiar à moto.
Kinha,
Na realidade, a suspensão das GS é um sistema semi-ativo.
Muita gente tem a ideia errada que a suspensão é ativa, ela não abaixa ou levanta a moto.
O ASC atua na suspensão controlando dois parâmetros:
- rigidez da mola: o objetivo é que com a alteração da carga (1 piloto / 2 piloto + passageiro / 3 piloto + passageiro + bagagem) a moto fique no centro do curso da suspensão.
De outro modo com carga total iria facilmente bater no fim de curso. Isso altera muito o conforto e a segurança ao rodar.
A rigidez de uma mola é sua característica principal, juntamente com o curso dela. A rigidez é expressa em carga (kgf) por deslocamento (mm).
- tempo de resposta do amortecedor: é feito através da modificação da passagem de óleo entre as câmaras do amortecedor, tipo agulha ajustável (motor de passo) dentro de um orifício. Fechando a passagem o amortecedor fica lento, abrindo ele reage instantaneamente.
Resposta lenta se traduz em conforto, mas por outro lado torna a suspensão menos ativa em superfícies irregulares, a roda perde contata com o solo. Torna a moto confortável, mais macia, pula menos, mas mais minsegura.
Resposta rápida é a ideal e mais segura, para pilotagem mais agressiva, mantém a roda em contato com o solo. Piora o conforto, dá a impressão de pular mais.
Quanto você altera a suspensão no ASC, você não a está levantando e aumentando sua latura, mas alterando a pré-carga dela.
Uma determinada pré-carga na mola espera que haja uma determinada carga (peso) sobre a moto. Se a carga for menor, o deslocamento da mola será menor e te dará a falsa impressão de estar mais alta.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...