19-10-2023, 09:21
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-10-2023, 07:37 por Gnegraes.)
Gnegraes Escreveu:Christian,
Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....
O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???
Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...
Nas outras marchas as rotações do motor são:
- em 5a marcha: 1.113rpm
- em 4a marcha: 1.262rpm
- em 3a marcha: 1.536rpm
- em 2a marcha: 2.011rpm
- em 1a marcha: 2.816rpm.
- redução primária: 1,737
A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....
Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.
Christian,
Na Tiger 900 com pneu traseiro 150/70R17 (mesmo perímetro externo do pneu da GS), temos uma relação coroa-pinhão de 50:16, 6a marcha 0,9671 e redução primária 1,652.
Fazendo as contas a 28km/h em 6a marcha, a rotação do motor é de 1.174rpm.
A rotação de marcha lenta dela é de 1.200rpm.....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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