09-11-2023, 18:02
Não ia questionar alguns itens que discordo, mas até pra enriquecer o debate, vou fazê-lo:
"Balança monobraço tem alguma vantagens incontestes:
- primeiro que é muito mais rígida que a balança de dois braços, que torce e com ela vai o eixo e a roda.
Permite o uso de mono amortecedor e mola centrais, com automação de configuração de rigidez e tempo de resposta da suspensão.
- segundo que a facilidade para trocar um pneu é incomparavelmente mais simples e rápido."
Entendo o contrário, até porque todos os esforços da roda vão pra um ponto só. As forças verticais ao eixo, as tranversaís ao eixo e aquelas devido a tração propriamente dita. São esforços sempre tridensionais AGINDO NUM ÚNICO PONTO. Acho difícil dois pontos de apoio responderem de forma inferior à esse acúmulo de tensões. Todo esforço de torção (tridimensionais, diga-se de passagem)está concentrado num único ponto.E isso é visual.
A única maneira de uma balança convencional ser inferior a um monobraço é devido erro de projeto, é o que acho. Caso contrário as motos de trilha e de cross usariam o sistema de mono braço. Não é o que vejo.
A menos que eu esteja confundindo, mas esmagadora maioria de motos até de pequena cilindrada utilizam-se de mono amortecedor central, e balança convencional, inclusive em trilhas e competições de motocross como já citado acima. O monoamortecedor central é coisa já usual, comum. De fato não entendi sua colocação.
Não vejo onde está a vantagem do monobraço frente a balança convencional quanto ao amortecimento central. De fato não entendi.
A facilidade de troca de pneu é fato inconteste.
"Balança monobraço tem alguma vantagens incontestes:
- primeiro que é muito mais rígida que a balança de dois braços, que torce e com ela vai o eixo e a roda.
Permite o uso de mono amortecedor e mola centrais, com automação de configuração de rigidez e tempo de resposta da suspensão.
- segundo que a facilidade para trocar um pneu é incomparavelmente mais simples e rápido."
Entendo o contrário, até porque todos os esforços da roda vão pra um ponto só. As forças verticais ao eixo, as tranversaís ao eixo e aquelas devido a tração propriamente dita. São esforços sempre tridensionais AGINDO NUM ÚNICO PONTO. Acho difícil dois pontos de apoio responderem de forma inferior à esse acúmulo de tensões. Todo esforço de torção (tridimensionais, diga-se de passagem)está concentrado num único ponto.E isso é visual.
A única maneira de uma balança convencional ser inferior a um monobraço é devido erro de projeto, é o que acho. Caso contrário as motos de trilha e de cross usariam o sistema de mono braço. Não é o que vejo.
A menos que eu esteja confundindo, mas esmagadora maioria de motos até de pequena cilindrada utilizam-se de mono amortecedor central, e balança convencional, inclusive em trilhas e competições de motocross como já citado acima. O monoamortecedor central é coisa já usual, comum. De fato não entendi sua colocação.
Não vejo onde está a vantagem do monobraço frente a balança convencional quanto ao amortecimento central. De fato não entendi.
A facilidade de troca de pneu é fato inconteste.