14-06-2024, 11:20
Gnegraes Escreveu:Luiz,
A informação do Piu tem a mesma fonte de onde obtive a minha: treinamento de técnicos na fábrica.
Eu pessoalmente jamais substituiria as engrenagens de material sintético por aço, por algumas razões:
- é preciso ter as dimensões com precisão para (entre eixos, p/ex) poder definir e calcular a geometria correta dos dentes.
- as engrenagens devem sofrer tratamento térmico para aumento de dureza superficial, temperar e revenir.
- a engrenagem motora não possui chaveta, mas pino radial para a transmissão do giro e torque.
- aumento de massa girante, densidade do aço muitas vezes maior que do material sintético.
- aumento considerável do ruído.
- custo de usinar um par de engrenagens não é barato.
Uso um ditado que sempre recordo: o barato sai caro. Eu fiz um upgrade para: sempre sai caro...
Luiz,
Veja que o cubo da engrenagem não tem rasgo para chaveta, mas esta canaleta radial para posicionar um pino.
Mais uma complicação para usinar uma engrenagem nova....
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Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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