03-02-2025, 09:49
Atualização.
No final de semana ví muitos vídeos sobre as possíveis técnicas para tornar o aro Tubeless. Dentre todas as opções, a que mais me convenceu e que parece menos gambiarra seria a utilização de selente PU na parte interna dos aros.
Ainda vou pesquisar um pouco o PU mais adequado, pois dentre as opções 30, 40 e 50, o que muda é a viscosidade e a capacidade de deformação. Pelo que li, o PU 40 seria o mais adequado para trabalhar sob pressão. Penso que o PU é uma borracha com certa viscosidade. Havendo uma bora aderência e aplicação, a pressão do ar fará o restante.
Basicamente a conversão consiste em: desmotar as rodas, remover os pneus e câmaras, fazer uma boa limpeza na parte interna dos aros. Secar tudo muito bem, aplicar uma camada de PU primeiro na cabeça interna dos raios e depois um acabamento em toda parte intena dos dois aros, exceto nas laterais e colocar uma válvula para utilzação de pneu sem câmara. Deixar secar pos uns 4 ou 5 dias e depois remontar os pneus já sem as câmaras.
Preciso achar um locar aqui na minha cidade para desmotar as rodas e retirar os pneus. Feito isso, vou fazer o serviço em casa e tentar montar um tutorial, passo a passo para postar aqui.
No final de semana ví muitos vídeos sobre as possíveis técnicas para tornar o aro Tubeless. Dentre todas as opções, a que mais me convenceu e que parece menos gambiarra seria a utilização de selente PU na parte interna dos aros.
Ainda vou pesquisar um pouco o PU mais adequado, pois dentre as opções 30, 40 e 50, o que muda é a viscosidade e a capacidade de deformação. Pelo que li, o PU 40 seria o mais adequado para trabalhar sob pressão. Penso que o PU é uma borracha com certa viscosidade. Havendo uma bora aderência e aplicação, a pressão do ar fará o restante.
Basicamente a conversão consiste em: desmotar as rodas, remover os pneus e câmaras, fazer uma boa limpeza na parte interna dos aros. Secar tudo muito bem, aplicar uma camada de PU primeiro na cabeça interna dos raios e depois um acabamento em toda parte intena dos dois aros, exceto nas laterais e colocar uma válvula para utilzação de pneu sem câmara. Deixar secar pos uns 4 ou 5 dias e depois remontar os pneus já sem as câmaras.
Preciso achar um locar aqui na minha cidade para desmotar as rodas e retirar os pneus. Feito isso, vou fazer o serviço em casa e tentar montar um tutorial, passo a passo para postar aqui.