04-02-2025, 09:50
Atualizando.
Ontem, assistindo mais alguns vídeos, me deparei com uma informação importante.
Safety Bead. Isso seria um sistema interno que a roda possui para utilizar pneus sem câmara. Nem todas as rodas possuem isso. Na GS 800, apenas a roda traseira possui, mas a da frente, não. Basicamente esse sistema impede que o pneu saia da roda em caso de perda repentina do ar. É como se fosse uma contenção que mantém o pneu preso e faz ele achatar.
Dito isso, seria arriscado fazer a conversão para a roda da frente, mas agora me vejo frente a um impasse.
Meu maior ponto com rodas raiadas é o risco de segurança em caso de furos em alta velocidade. Se não fosse por isso, sinceramente, ia deixar pra lá. Penso que um pneu furando a 100km/h com esvaziamento imediato, como no caso das câmaras, o risco de acidente é muito alto. Ainda que eu torne o pneu dianteiro tubeless, com vedação dos raios, qual o real risco do pneu furar e destalonar do aro? Ainda nesse cenário, o pneu com câmara não continua sendo mais arriscado?
Bom, minha opções, no momento, seriam converter apenas a roda traseira, que tenho certeza que ficará bom e colocar uma câmara de 4mm no aro dianteiro, ou; converter as duas rodas, assumindo que o risco de um pneu destalonar é menor do que o risco de um furo em um pneu com câmara.
Ontem, assistindo mais alguns vídeos, me deparei com uma informação importante.
Safety Bead. Isso seria um sistema interno que a roda possui para utilizar pneus sem câmara. Nem todas as rodas possuem isso. Na GS 800, apenas a roda traseira possui, mas a da frente, não. Basicamente esse sistema impede que o pneu saia da roda em caso de perda repentina do ar. É como se fosse uma contenção que mantém o pneu preso e faz ele achatar.
Dito isso, seria arriscado fazer a conversão para a roda da frente, mas agora me vejo frente a um impasse.
Meu maior ponto com rodas raiadas é o risco de segurança em caso de furos em alta velocidade. Se não fosse por isso, sinceramente, ia deixar pra lá. Penso que um pneu furando a 100km/h com esvaziamento imediato, como no caso das câmaras, o risco de acidente é muito alto. Ainda que eu torne o pneu dianteiro tubeless, com vedação dos raios, qual o real risco do pneu furar e destalonar do aro? Ainda nesse cenário, o pneu com câmara não continua sendo mais arriscado?
Bom, minha opções, no momento, seriam converter apenas a roda traseira, que tenho certeza que ficará bom e colocar uma câmara de 4mm no aro dianteiro, ou; converter as duas rodas, assumindo que o risco de um pneu destalonar é menor do que o risco de um furo em um pneu com câmara.