18-02-2025, 10:21
Atualizando.
Ontem iniciei a saga Tubeless pela roda traseira.
Fiz a desmontagem da roda, retirei o pneu, câmara e a cinta de proteção dos raios.
Realizei uma limpeza minuciosa, iniciando com uma micro escova de aço na cabeça dos raios, com ajuda da Dremmel.
Após, limpei todo o aro com desengraxante, por duas vezes, lavei com esponja e detergente e fiz uma boa secagem com ar e soprador térmico. Finalizei com uma limpeza utilizando alcool Isopropílico.
Instalei a válvula nova no aro.
Iniciei a aplicação do PU 40, cor preto da marca Tekbond. Fiz uma aplicação inicial selando a cabeça dos raios e depois vim aplicando uma camada mais espessa, no centro do aro e fazendo um acabamento utilizando um cartão plástico. A maior parte ficou com um bom acabamento, bem liso e uniforme. Alguns trechos ficaram um pouco irregulares, mas foi falta de prática minha.
Irei aguardar o período de cura de cercade 72h e vou aplicar uma fita estilo silver tape para dar um acabamento final.
Feito isso, vou colocar novamente o pneu para fazer o teste de vedação. Estando tudo ok, balancear e montar na moto.
Meu único receio é o PU alterar o peso da toda e prejudicar o balanceamento. Utilizei cerca de 280g do produto no aro inteiro. Certamente essa quantidade é mais leve que o peso total de uma câmara de ar, mas o ponto é que não dá pra garantir uma uniformidade perfeita na aplicação, e alguns trechos certamente ficaram com uma camada um pouco mais espessa.
Veremos o que acontece.
Ontem iniciei a saga Tubeless pela roda traseira.
Fiz a desmontagem da roda, retirei o pneu, câmara e a cinta de proteção dos raios.
Realizei uma limpeza minuciosa, iniciando com uma micro escova de aço na cabeça dos raios, com ajuda da Dremmel.
Após, limpei todo o aro com desengraxante, por duas vezes, lavei com esponja e detergente e fiz uma boa secagem com ar e soprador térmico. Finalizei com uma limpeza utilizando alcool Isopropílico.
Instalei a válvula nova no aro.
Iniciei a aplicação do PU 40, cor preto da marca Tekbond. Fiz uma aplicação inicial selando a cabeça dos raios e depois vim aplicando uma camada mais espessa, no centro do aro e fazendo um acabamento utilizando um cartão plástico. A maior parte ficou com um bom acabamento, bem liso e uniforme. Alguns trechos ficaram um pouco irregulares, mas foi falta de prática minha.
Irei aguardar o período de cura de cercade 72h e vou aplicar uma fita estilo silver tape para dar um acabamento final.
Feito isso, vou colocar novamente o pneu para fazer o teste de vedação. Estando tudo ok, balancear e montar na moto.
Meu único receio é o PU alterar o peso da toda e prejudicar o balanceamento. Utilizei cerca de 280g do produto no aro inteiro. Certamente essa quantidade é mais leve que o peso total de uma câmara de ar, mas o ponto é que não dá pra garantir uma uniformidade perfeita na aplicação, e alguns trechos certamente ficaram com uma camada um pouco mais espessa.
Veremos o que acontece.