06-11-2012, 12:05
Esperei para responder esse tópico pois nesse final de semana fiz um curso off-road muito bom (Vantuir Boppré, Edson Mesadri e Jackson Feuback, esse bicampeão Rally Sertões).
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.