23-09-2013, 08:00
Gostaria de dar o meu pitaco. A GS1200 é uma moto de manutenção muito fácil, com poucas ferramentas. Tudo foi planejado pensando nisso, e o óleo não podia ser diferente. Ela aceita várias viscosidades de óleo.
Na GS1200 eu prefiro usar o motul 3000. Outro óleo excelente é o Yamalube e o Mobil. São muito mais fáceis de serem encontrados e muito mais baratos. Quero contar 3 casos que elucidam bem a minha preferência.
1) Viagem para o Atacama. Uma V-Strom teve problemas na rosca do bujão do óleo (o anta apertou até espanar a rosca). Depois de um trabalhão, deitamos a moto, esvaziamos todo o óleo e refizemos a rosca com um macho (rosca maior) e trocamos o parafuso. Pergunto: Tinha loja vendendo Filtro de Óleo da V-Strom no Deserto ?
2) Passeio pelo interior de MG e uma GS1200 do grupo estava com o óleo baixo, acendendo a luz do Painel. Procuramos muito pra encontrar o motul e não achamos. A solução foi usar um Mobil. Só que o ideal seria trocar todo o óleo, porque o cara não sabia se o óleo que estava na moto era mineral ou semi-sintético. Pergunta: Tinha filtro pra vender no interior de MG ?
3) Viajando por Bonito-MS de F650GS (bi-cilindrica) e a moto deu problema na bomba d´água e migrou água para o óleo. Tivemos que fazer a troca forçada do óleo no interior de MS. Só achamos o Yamalube. Novamente pergunta-se: Vendia filtro de óleo da F650 no interior do Mato Grosso do Sul ?
Não temos que trocar o filtro com pouca Km mas o problema é misturar o óleo. Se a moto está com semi-sintético ou sintético e acontece um problema desses e vocês têm que completar ou trocar o óleo, é importante não misturar o óleo. Então não basta trocar todo o óleo, o correto é trocar o filtro de óleo.
A F650GS assim como a R1200GS 'MANDAM' usar óleo mineral. No manual da F650 está escrito "NÃO USE API ACIMA DE SJ". Ou Seja, acima da API SJ (SL em diante) já são os semi-sintéticos e sintéticos.
No manual da GS1200 têm uma vasta gama de opções de viscosidade, mas todos na categoria mineral. O manual recomenda API de SF a SJ.
Por isso que se puder usar mineral eu fico com o mineral. Se não tiver opção de escolha, aí é outra conversa.
Na GS1200 eu prefiro usar o motul 3000. Outro óleo excelente é o Yamalube e o Mobil. São muito mais fáceis de serem encontrados e muito mais baratos. Quero contar 3 casos que elucidam bem a minha preferência.
1) Viagem para o Atacama. Uma V-Strom teve problemas na rosca do bujão do óleo (o anta apertou até espanar a rosca). Depois de um trabalhão, deitamos a moto, esvaziamos todo o óleo e refizemos a rosca com um macho (rosca maior) e trocamos o parafuso. Pergunto: Tinha loja vendendo Filtro de Óleo da V-Strom no Deserto ?
2) Passeio pelo interior de MG e uma GS1200 do grupo estava com o óleo baixo, acendendo a luz do Painel. Procuramos muito pra encontrar o motul e não achamos. A solução foi usar um Mobil. Só que o ideal seria trocar todo o óleo, porque o cara não sabia se o óleo que estava na moto era mineral ou semi-sintético. Pergunta: Tinha filtro pra vender no interior de MG ?
3) Viajando por Bonito-MS de F650GS (bi-cilindrica) e a moto deu problema na bomba d´água e migrou água para o óleo. Tivemos que fazer a troca forçada do óleo no interior de MS. Só achamos o Yamalube. Novamente pergunta-se: Vendia filtro de óleo da F650 no interior do Mato Grosso do Sul ?
Não temos que trocar o filtro com pouca Km mas o problema é misturar o óleo. Se a moto está com semi-sintético ou sintético e acontece um problema desses e vocês têm que completar ou trocar o óleo, é importante não misturar o óleo. Então não basta trocar todo o óleo, o correto é trocar o filtro de óleo.
A F650GS assim como a R1200GS 'MANDAM' usar óleo mineral. No manual da F650 está escrito "NÃO USE API ACIMA DE SJ". Ou Seja, acima da API SJ (SL em diante) já são os semi-sintéticos e sintéticos.
No manual da GS1200 têm uma vasta gama de opções de viscosidade, mas todos na categoria mineral. O manual recomenda API de SF a SJ.
Por isso que se puder usar mineral eu fico com o mineral. Se não tiver opção de escolha, aí é outra conversa.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016