26-10-2013, 18:53
AugustoBMW Escreveu:Pessoal,
Quando iniciei este tópico era para alertar aos compradores da 800 GS que foram enganados pela BMW. O assunto variou um pouco, mas pude observar que outras pessoas também foram enganadas.
Aos que se interessarem vou passar as últimas dicas:
1) não se preocupem com leis para regular lançamentos das montadoras, o que importa é que a montadora não informou aos consumidores que lançaria outro modelo 2013. Essa OBRIGAÇÃO, repito, OBRIGAÇÃO, é do fornecedor. Informem-se sobre o Direito à Informação;
2) consultem um advogado, sempre é bom, mas lembrem-se que existe tribunais de pequenas causas que disponibilizam advogados dativos para os requerentes. Nesses tribunais se pode pedir indenizações de aproximadamente R$13.500,00.
Não estou perguntando o que pode ser feito, estou avisando o que deve ser feito caso alguém esteja insatisfeito com o que a BMW fez.
Boa sorte a todos.
Caro Augusto,
entendo perfeitamente sua frustração e desapontamento, ao descobrir que poderia ter adquirido a moto alguns meses mais tarde já com o controle de tração de série.
Contúdo, há que se esclarecer o que é realmente OBRIGAÇÃO do fabricante/revendedor e que deveria ser considerado uma "boa prática comercial".
Uma coisa é omitir ou distorcer informações técnicas sobre o produto que se está comprando. Isso é crime e passível de processo (imagino eu, pois não sou advogado).
Outra coisa é responder a uma pergunta direta de forma mentirosa.
P. ex: Pergunto ao vendedor EXPLÍCITAMENTE "Haverá alguma mudança nos modelos fabricados em 2013?" Neste caso, se o vendedor mentir, aí sim é passível de punição/ressarcimento.
Ainda assim, ele poderá alegar que, no momento da resposta, ele não sabia que as mudanças ocorreriam, e o caso fica frágil.
Outra é omitir informações sobre futuros lançamentos/alterações da montadora (seja de carros ou de motos).
Eu custo a acreditar que exista alguma LEI, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, que obrigue uma montadora a avisar com antecedência o consumidor de que ela está programando alterações nos modelos futuros, e quais alterações são estas.
Geralmente este é um segredo quardado a sete chaves pelas montadoras, específicamente para evitar que a concorrência possa reagir a tempo.
Resumindo, se ninguem perguntou EXPLICITAMENTE ao vendedor se haveria mudanças e quais seriam, e ele respondeu de maneira mentirosa (se puder provar que ele tinha as informações corretas) fica difícil reclamar de alguma coisa.
Se houver mesmo essa LEI, por favor poste aqui (ou informe onde pode ser encontrada (artigo, parágrafo, etc.)), para podermos nos defender também.
De qualquer forma, desejo-lhe sorte em sua empreitada e espero que obtenha sucesso no que está procurando.
Um abraço,
Thomas
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)