21-11-2013, 17:11
Amigo FFerão, sinceramente não sei te responder porque a sua veio sem, só posso relatar que a minha F800GS tem dois pesos de chumbo (bem grandes por sina
), presos na roda dianteira, um de cada lado da roda, mas na mesma posição radial.
Não me recordo agora se na roda traseira também tem ou não.
De qualquer forma, todo conjunto roda/pneu deve ser balanceado, sob pena de gerar fortes vibrações/trepidações na moto, ao se rodar em velocidades maiores, caso o conjunto esteja desbalanceado.
O balanceamento normalmente se faz com o conjunto montado, pois tanto o aro quanto o pneu podem apresentar desbalanceamentos, e o que precisamos "zerar" é o efeito conjunto dos dois itens.
Portanto, cada vez que substituímos um pneu, temos que balancear novamente o conjunto.
Técnicamente, até mesmo se o mesmo pneu for retirado do aro (p. ex: para troca de uma camara furada) e não for recolocado exatamente na mesma posição em que estava montado anteriormente, o balaceamento se faria necessário novamente.
Por isso que alguns borracheiros mais experientes (e consciêntes) fazem uma risca com giz no pneu e na roda, antes de desmontar o pneu.
Exatamente para poder montar o pneu na posição original novamente, e não alterar o balanceamento.
Abraços,
Thomas.

Não me recordo agora se na roda traseira também tem ou não.
De qualquer forma, todo conjunto roda/pneu deve ser balanceado, sob pena de gerar fortes vibrações/trepidações na moto, ao se rodar em velocidades maiores, caso o conjunto esteja desbalanceado.
O balanceamento normalmente se faz com o conjunto montado, pois tanto o aro quanto o pneu podem apresentar desbalanceamentos, e o que precisamos "zerar" é o efeito conjunto dos dois itens.
Portanto, cada vez que substituímos um pneu, temos que balancear novamente o conjunto.
Técnicamente, até mesmo se o mesmo pneu for retirado do aro (p. ex: para troca de uma camara furada) e não for recolocado exatamente na mesma posição em que estava montado anteriormente, o balaceamento se faria necessário novamente.
Por isso que alguns borracheiros mais experientes (e consciêntes) fazem uma risca com giz no pneu e na roda, antes de desmontar o pneu.
Exatamente para poder montar o pneu na posição original novamente, e não alterar o balanceamento.
Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
