28-11-2013, 12:45
Sou fã de carteirinha do Ayrton... o melhor, de todos os que assisti ( e olha que assisti MUITOS)....
acho que ele, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e outros, são absolutamente incomparáveis no mundo da Fórmula 1.
Eu não aceito nenhuma comparação entre pilotos da F1 dos períodos ANTES/DEPOIS da eletrônica/telemetria, e ANTES/DEPOIS da F1 ter virado mais "negócio" do que efetivamente competição/esporte. Descrevo algumas razões, abaixo:
- alguém já ouviu falar de "punta-taco" ?? Era uma técnica fundamental para qqer piloto - mas isto era na época em que os carros tinham câmbio manual e pedal de embreagem
- o punta-taco era usado não só na largada, mas também para mudar de marcha durante uma curva, mantendo o giro o mais alto possível enquanto se estava freando. Depois do cambio automático (e sequencial) acabaram-se os erros e os pilotos passaram a ter só 2 pedais (acelerador e freio)... e o pior: enquanto o freio ainda precisa de alguma sensibilidade do piloto (pois a roda ainda pode travar, não obstante o ABS), o acelerador agora é assim: zero ou um (o piloto passa praticamente o tempo todo acelerando tudo, pois o software regula o máximo de aceleraçao para evitar derrapagens...)
- naquela época, se o piloto bobeasse/falhasse:
- o motor morria na largada ou a embreagem queimava
- podia errar uma marcha e num único erro podia perder preciosos segundos ou quebrar a caixa
- podia rodar na saída de uma curva se acelerasse demais
Hoje em dia, com a eletrônica, telemetria (que já faz tempo não é mais só passiva, mas também ativa), controle de tração, etc, o piloto pode errar à vontade que o software conserta em milionésimos de segundos (para mim a maior VERGONHA para os pilotos é que o software já não deixa mais o motor morrer.... que vexame...)
- Naquela época, os pilotos terminavam as provas absolutamente MORTOS de cansaço porque não existia direção hidráulica ou suspensão ativa...
- Naquela época, andar de F1 (ou em outras categorias) era uma atividade de altíssimo risco seja pelas características de construção / segurança dos carros, dos autódromos (não existiam áreas de escape com existem hoje) ou até mesmo por regras de comportamento que foram sendo definidas ao longo dos anos.
DEPOIS da eletrônica + a F1 como negócio, alguns pilotos começaram a estabelecer recordes inacreditáveis quando comparado com o passado. Mas por quê?
- quantas provas de F1 existia nas décadas de 70, 80 comparado com os anos atuais? (menos da metade)
- quantas vezes os carros quebravam naquela época? muito mais que hoje..... Vi pilotos serem campeões vários anos tendo ganho somente 3 ou 4 corridas na temporada. Hoje em dia, depois dos cabeçotes de cerâmica, das 8 bombas de óleo incorporadas, etc, etc, a coisa mais difícil que existe é ver um motor quebrar numa prova.
- não existia BANDEIRA AZUL. Se um retardatário quisesse, podia atrapalhar à vontade o líder da prova se estivesse para "tomar 1 volta". Me lembro como se fosse hoje a prova de estréia do Jody Schekter na F1 em que o Emerson Fittipaldi vinha liderando a prova com vantagem e, depois de passar umas 2 voltas atrás do Jody, sem que o Jody facilitasse a ultrapassagem (era o último) os 2 acabaram batendo numa curva e aquilo foi uma das razões para o Emerson perder o campeonato daquele ano (ainda pela Lotus)
- tudo isso acima, sem falar na vergonhosa mudança dos critérios de pontuação, para valorizar mais ainda a vitória e fazer o dono do melhor carro se distanciar "mais rápido" dos outros concorrentes graças à maior diferença de pontos .... antigamente a pontuação era, também, muito mais próxima, fazendo a vida dos pilotos muito mais difícil...
... e para finalizar, pergunto: na época moderna, quando foi que vocês viram 2 pilotos monstros, tipo:
- Senna e Prost
- Piquet e Mansel
numa mesma equipe, usando o mesmo equipamento e competindo ferozmente entre si ?
.... não dá nem prá ficar animado de ir ver uma corrida de F1 mais...
acho que ele, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e outros, são absolutamente incomparáveis no mundo da Fórmula 1.
Eu não aceito nenhuma comparação entre pilotos da F1 dos períodos ANTES/DEPOIS da eletrônica/telemetria, e ANTES/DEPOIS da F1 ter virado mais "negócio" do que efetivamente competição/esporte. Descrevo algumas razões, abaixo:
- alguém já ouviu falar de "punta-taco" ?? Era uma técnica fundamental para qqer piloto - mas isto era na época em que os carros tinham câmbio manual e pedal de embreagem
- o punta-taco era usado não só na largada, mas também para mudar de marcha durante uma curva, mantendo o giro o mais alto possível enquanto se estava freando. Depois do cambio automático (e sequencial) acabaram-se os erros e os pilotos passaram a ter só 2 pedais (acelerador e freio)... e o pior: enquanto o freio ainda precisa de alguma sensibilidade do piloto (pois a roda ainda pode travar, não obstante o ABS), o acelerador agora é assim: zero ou um (o piloto passa praticamente o tempo todo acelerando tudo, pois o software regula o máximo de aceleraçao para evitar derrapagens...)
- naquela época, se o piloto bobeasse/falhasse:
- o motor morria na largada ou a embreagem queimava
- podia errar uma marcha e num único erro podia perder preciosos segundos ou quebrar a caixa
- podia rodar na saída de uma curva se acelerasse demais
Hoje em dia, com a eletrônica, telemetria (que já faz tempo não é mais só passiva, mas também ativa), controle de tração, etc, o piloto pode errar à vontade que o software conserta em milionésimos de segundos (para mim a maior VERGONHA para os pilotos é que o software já não deixa mais o motor morrer.... que vexame...)
- Naquela época, os pilotos terminavam as provas absolutamente MORTOS de cansaço porque não existia direção hidráulica ou suspensão ativa...
- Naquela época, andar de F1 (ou em outras categorias) era uma atividade de altíssimo risco seja pelas características de construção / segurança dos carros, dos autódromos (não existiam áreas de escape com existem hoje) ou até mesmo por regras de comportamento que foram sendo definidas ao longo dos anos.
DEPOIS da eletrônica + a F1 como negócio, alguns pilotos começaram a estabelecer recordes inacreditáveis quando comparado com o passado. Mas por quê?
- quantas provas de F1 existia nas décadas de 70, 80 comparado com os anos atuais? (menos da metade)
- quantas vezes os carros quebravam naquela época? muito mais que hoje..... Vi pilotos serem campeões vários anos tendo ganho somente 3 ou 4 corridas na temporada. Hoje em dia, depois dos cabeçotes de cerâmica, das 8 bombas de óleo incorporadas, etc, etc, a coisa mais difícil que existe é ver um motor quebrar numa prova.
- não existia BANDEIRA AZUL. Se um retardatário quisesse, podia atrapalhar à vontade o líder da prova se estivesse para "tomar 1 volta". Me lembro como se fosse hoje a prova de estréia do Jody Schekter na F1 em que o Emerson Fittipaldi vinha liderando a prova com vantagem e, depois de passar umas 2 voltas atrás do Jody, sem que o Jody facilitasse a ultrapassagem (era o último) os 2 acabaram batendo numa curva e aquilo foi uma das razões para o Emerson perder o campeonato daquele ano (ainda pela Lotus)
- tudo isso acima, sem falar na vergonhosa mudança dos critérios de pontuação, para valorizar mais ainda a vitória e fazer o dono do melhor carro se distanciar "mais rápido" dos outros concorrentes graças à maior diferença de pontos .... antigamente a pontuação era, também, muito mais próxima, fazendo a vida dos pilotos muito mais difícil...
... e para finalizar, pergunto: na época moderna, quando foi que vocês viram 2 pilotos monstros, tipo:
- Senna e Prost
- Piquet e Mansel
numa mesma equipe, usando o mesmo equipamento e competindo ferozmente entre si ?
.... não dá nem prá ficar animado de ir ver uma corrida de F1 mais...