28-11-2013, 13:18
Concordo com vc Trovão, mas não obstante, gostaria de fazer algumas observações que acho pertinentes.
Muito se discute, a respeito de quem foi o melhor piloto: Senna ou Piquet.
Eu pessoalmente acho que foi o Piquet, e vou explicar porque.
Piquet foi campeão mundial numa época em que, como bem lembrou nosso amigo Trovão, o PILOTO é que fazia a diferença, não o carro.
Piquet já começou a incomodar os "grandes" quando ainda corria de Toleman (fato esse inconcebível na F1 atual).
Me lembro de um campeonato que Piquet venceu na última corrida da temporada, e na qual 4 pilotos tinham chances matematicas de se sagrarem campeões (Piquet, Mansel, Rosberg e o próprio Senna).
Mansel liderava quando parou nos boxes para troca de pneus e não me sai da cabeça até hoje, a cena daquela porca voando no meio da pista e o pneu traseiro logo atrás da porca.
Piquet acabou vencendo a corrida e o campeonato, no puro BRAÇO (e no azar de Mansel kkk).
Senna foi bi-campeão, certo, mas numa era em que a McLaren já tinha o dominio ABSOLUTO das corridas.
A gente ligava a televisão para saber se era dia do Senna ou do Prost ganhar.
Ou seja, os dois já eram no mínimo, vice campeões, antes mesmo do campeonato começar.
As demais equipes eram meras coadjuvantes, na briga particular entre Senna e Prost.
OK, Prost era um put@ piloto e não é tarefa das mais fáceis ter que superá-lo.
Mas brigar contra um só piloto, e ainda por cima com o mesmo carro, é bem diferente de brigar com outros 4-6 pilotos em equipes diferentes.
Quando a hegemonia da McLaren foi ameaçãda pela Williams, lá se foi Senna para a Williams, e teria sido campeão quantas vezes quisesse, se não fosse a tragédia.
Basta dizer que após a morte de Senna, Damon Hill (Quem é esse?!) foi campeão com a Williams naquele ano.
Alguem já tinha ouvido falar dele, sem ser referencias ao pai?
Alguem ouviou falar dele novamente após essa temporada?
No caso do Emerson, muitos diziam "Ah, mas o Emerson só ganha quando os outros quebram na frente dele".
Mal sabem eles que, exatamente a pericia e o talento do Rato, era que fazia com que eles forçassem demais os carros, gerando as quebras.
Já vi entrevistas do Emerson contando que as vezes tinha até carro para a ultrapassagem, mas preferia ficar atrás, infernizando a vida do cara da frente, até que ele cometesse um erro e ficase fora da corrida.
Tenho uma foto autografada de um tio meu com o Emerson, em Hockenheim, na época do Copersucar, e uma minha com o Piquet, também em Hockenheim (GP de 1982).
Vou ver se acho, scaneio e posto aqui.
Enfim, concordo 100% com o Trovão, não acordo mais cedo para assistir a uma corrida de F1 já faz anos.
Aliás, não me recordo de ter assistido a uma corrida sequer este ano.
Virou uma competição de projetistas de SW, engenheiros aerodinâmicos, estrategistas e meteorologistas.
O piloto virou mero enfeite.
Quando um piloto está andando mais que seu companheiro de equipe, simplesmente mandam ele tirar o pé e ficar quieto no canto dele
Abraços,
Thomas.
Muito se discute, a respeito de quem foi o melhor piloto: Senna ou Piquet.
Eu pessoalmente acho que foi o Piquet, e vou explicar porque.
Piquet foi campeão mundial numa época em que, como bem lembrou nosso amigo Trovão, o PILOTO é que fazia a diferença, não o carro.
Piquet já começou a incomodar os "grandes" quando ainda corria de Toleman (fato esse inconcebível na F1 atual).
Me lembro de um campeonato que Piquet venceu na última corrida da temporada, e na qual 4 pilotos tinham chances matematicas de se sagrarem campeões (Piquet, Mansel, Rosberg e o próprio Senna).
Mansel liderava quando parou nos boxes para troca de pneus e não me sai da cabeça até hoje, a cena daquela porca voando no meio da pista e o pneu traseiro logo atrás da porca.
Piquet acabou vencendo a corrida e o campeonato, no puro BRAÇO (e no azar de Mansel kkk).
Senna foi bi-campeão, certo, mas numa era em que a McLaren já tinha o dominio ABSOLUTO das corridas.
A gente ligava a televisão para saber se era dia do Senna ou do Prost ganhar.
Ou seja, os dois já eram no mínimo, vice campeões, antes mesmo do campeonato começar.
As demais equipes eram meras coadjuvantes, na briga particular entre Senna e Prost.
OK, Prost era um put@ piloto e não é tarefa das mais fáceis ter que superá-lo.
Mas brigar contra um só piloto, e ainda por cima com o mesmo carro, é bem diferente de brigar com outros 4-6 pilotos em equipes diferentes.
Quando a hegemonia da McLaren foi ameaçãda pela Williams, lá se foi Senna para a Williams, e teria sido campeão quantas vezes quisesse, se não fosse a tragédia.
Basta dizer que após a morte de Senna, Damon Hill (Quem é esse?!) foi campeão com a Williams naquele ano.
Alguem já tinha ouvido falar dele, sem ser referencias ao pai?
Alguem ouviou falar dele novamente após essa temporada?
No caso do Emerson, muitos diziam "Ah, mas o Emerson só ganha quando os outros quebram na frente dele".
Mal sabem eles que, exatamente a pericia e o talento do Rato, era que fazia com que eles forçassem demais os carros, gerando as quebras.
Já vi entrevistas do Emerson contando que as vezes tinha até carro para a ultrapassagem, mas preferia ficar atrás, infernizando a vida do cara da frente, até que ele cometesse um erro e ficase fora da corrida.
Tenho uma foto autografada de um tio meu com o Emerson, em Hockenheim, na época do Copersucar, e uma minha com o Piquet, também em Hockenheim (GP de 1982).
Vou ver se acho, scaneio e posto aqui.
Enfim, concordo 100% com o Trovão, não acordo mais cedo para assistir a uma corrida de F1 já faz anos.
Aliás, não me recordo de ter assistido a uma corrida sequer este ano.
Virou uma competição de projetistas de SW, engenheiros aerodinâmicos, estrategistas e meteorologistas.
O piloto virou mero enfeite.
Quando um piloto está andando mais que seu companheiro de equipe, simplesmente mandam ele tirar o pé e ficar quieto no canto dele

Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
