• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Para quem é fã de Ayrton Senna
é, Ice, fico contente de ter um colega discutindo assuntos de formula 1 com a mesma mistura de paixão e objetividade que eu gosto.
Acho que o ponto principal é o que você comentou: "a época em que o piloto é quem fazia a diferença". Tão simples quanto isso.

Depois que inventaram a asa invertida / efeito solo (pelo lendário Colin Chapman) juntamente com os compostos de pneus que, efetivamente "grudam" no chão feito chiclete (quem já viu um F1 moderno de perto rodando a baixa velocidade, sabe do que estou falando.... o barulho dos pneus "descolando" do asfalto ao girarem é algo inacreditável... é como se você estivesse descolando um desses plásticos que têm cola permanente, de uma blusa de algodão).... que é que pode fazer uma curva acima do limite? o limite quem estabelece é esta combinação. Antes, não, os monstros eram capazes de fazer curvas de lado, como o Piquet fez na lendária ultrapassagem sobre o Senna naquela curva de cotovelo (esqueci o autódromo).

Aliás, desde quando não se escuta a respeito de uma atuação lendária de um piloto? Difícil. Isso já não existe mais.
- esta ultrapassagem do Piquet aí em cima
- a lendária primeira volta do Senna em Suzuka, no Japão, debaixo de chuva, em que ele, largando lá de trás, ultrapassou TODO MUNDO e já estava em primeiro antes de terminar a volta
- a lendária corrida de Mônaco do Senna com uma Toleman, também debaixo de chuva, na qual ele foi literalmente ROUBADO e impedido de ganhar a prova antes que ultrapassasse o Alain Prost, que liderava, por uma ação do diretor da prova, o também lendário Jacky Ickx, neste momento já servindo de garoto de recados da FIA e arruinando a sua propria reputação.

Aliás, Ice, também sou muito fã do Piquet e do Rato, mas pouca gente sabe que o Senna foi um dos pilotos que mais guiou pressionado contra os maiores interesses da FOCA em todos os tempos. Na verdade acho que nenhum outro foi tão pressionado como ele.
Nesta época o presidente da FOCA era uma figura, assemelhada ao famoso Dick Vigarista, chamado Jean Marie Ballestre (também francês, assim como o Prost). Este senhor, que mandou o Jacky Ickx acabar com a corrida de Monaco mais cedo para o Prost não ser ultrapassado, usou e abusou dos poderes dele para proteger o queridinho da época, o Prost, em detrimento do Senna (incluindo no caso da punição do Senna na batida no Japão em que o Prost foi beneficiado e ganhou o campeonato - basta ver as gravações originais feitas no filme do Senna - tá tudo lá...não é estorinha contada e aumentada de boca em boca). Lembro claramente que até mesmo quando o Senna conseguiu o contrato para ir correr na Williams - que tinha o melhor carro e também a suspensão ativa até o ano anterior, a FOCA MUDOU O REGULAMENTO para o ano seguinte, eliminando a suspensão ativa ..... adivinhem por quê?

Esta é uma das razões pelas quais acho que o Prost tem uma mancha de dúvida na careira dele a respeito de sua competência, pois vivia sempre amparado pelos poderes do Jean MArie. Aliás, depois das confusões todas com o Senna na MacLaren, o Prost foi para a Ferrari e fez um ano tão ridículo que sua carreira chegou ao fim (quem se lembra que numa das corridas, o Prost nem chegou a largar, pois, na volta de apresentação, chovendo, ele derrapou com o carro em baixa velocidade, parou na grama e não conseguiu voltar e alinhar no grid?)

Já o Piquet, torci muito por ele - e não nego que é um dos monstros sagrados da F1. Seus campeonatos foram ganhos com muitíssima disputa (também me lembro vivamente da tal porca voando e toda a família delirando na sala!!! kkkkk ). Para contrabalaçar minha admiração por ele, há 3 fatos que retiram um pouco de merecimento:
- primeiramente, ele ganhou um campeonato com uma vantagem competitiva que ninguém tinha.... que foi a invenção do pit-stop pela Brabham. Até hoje fico pensando se a FOCA iria continuar permitindo, durante toda a temporada, uma inovação desta magnitude para uma outra equipe em que o dono não fosse o hoje todo-poderoso Bernie Ecclestone, que era o dono da Brabham na época.
- segundo, o Piquet, como tantos outros, foi reprovado na sua tentativa de correr na Formula Indy. Infelizmente, sua tentativa resultou naquele acidente quase trágico que destruiu completamente seus pés, impossibilitando-o de continuar correndo em qualquer outro tipo de carro. Só o Rato teve sucesso ( e já falo sobre ele)
- e por último, todo aquele imbroglio do filho do Piquet (o Nelsinho) na F1, junto com o outro Dick Vigarista da F1, da Benetton, o Flavio Briatore.... todo mundo sabe que o Nelsinho só foi e só continuou na F1 porque o Piquet é que era seu empresário e quem o 'bancava' no circo, o que significa que o Piquet sabia de tudo o que estava acontecendo.

O Emerson é um capítulo à parte por todos os seus merecimentos. Ao entrar na F1 ele foi simplesmente para a equipe (Lotus) de um dos monstros sagrados da época - o Jochen Rindt - que foi, simplesmente, campeão da F1 mesmo tendo morrido na temporada !!!!
O Emerson é dono de uma versatilidade que o permitiu ir para a formula Indy e fazer uma carreira de sucesso, virando ídolo, ganhando 500 milhas de Indinanápolis, etc, sem nunca ter dado nenhuma porrada significativa. Aliás, o cara além de ser super gente boa, NUNCA se ouviu falar de qualquer tramóia envolvendo o seu nome, seja nas pistas ou fora delas. O máxmo do escândalo que circundou o Emerson foi quando ele se divorciou da sua primeira mulher!! Aliás, ele anda no meio até hoje, promovendo categorias, exposições, exibições, etc. Foi ele quem despertou em todos nós, antigos, o gosto pela F1. Foi ele quem me fez ter a idéia de girico de ir "treinar" fazer curvas na estrada das Canoas, no Rio, na década de 70, nas madrugadas de domingo para segunda-feira, com o Aero Willys do meu pai...kkk Minha "carreira" de piloto terminou quando a trava do volante literalmente "travou" quando eu fazia a curva mais medonha de lá.... que fica em cima de um viaduto, com um abismo por baixo....

Tenho muito respeito por pilotos como Schumacher e Alonso (principalmente por este ter vencido o proprio Schumacher) mas os 2 têm manchas de vigarices em suas carreiras. O Alonso, da época das tramoias junto com o Nelsinho (acima). Já o Schumacher, creio que só conheço um pedacinho da lista de tramoias, como da época da dupla Schumacher/Briatore (dá calafrios só de pensar... kkk), da extração da válvula de limitação de vazão para fazer o re-abastecimento ser mais rápido que o das outras equipes, da tábua do fundo do carro ser muito mais fina do que o exigido pelo regulamento para aliviar peso, dos 2 litros de água que ele era obrigado a beber na hora da chegada para compensar o peso do conjunto carro/piloto que estava abaixo do regulamento.... e por aí vai...
  Responder

Mensagem neste Tópico
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 28-11-2013, 07:24
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 28-11-2013, 13:18
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Pinguim - 28-11-2013, 23:28
Para quem é fã de Ayrton Senna - por luiztrovao - 29-11-2013, 08:40
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 29-11-2013, 12:07
Para quem é fã de Ayrton Senna - por shw - 29-11-2013, 14:12
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Golias - 29-11-2013, 14:25
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 29-11-2013, 15:47
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 29-11-2013, 16:30
Para quem é fã de Ayrton Senna - por Iceman - 08-12-2013, 11:53

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Vejam quem trocou de moto..... Reiner 3 10,314 15-07-2021, 06:04
Última Mensagem: Marivaldo
  De moto para Portugal Olive 4 4,386 27-12-2017, 12:19
Última Mensagem: Olive
  E aí, vamos tomar um café da manhã para encerrar o ano? Rromagnani 59 80,979 17-12-2017, 23:28
Última Mensagem: Rromagnani
  Para relaxar mlbonfim 12 19,629 29-08-2017, 18:14
Última Mensagem: MarcioT
  Para quem não entende nossa paixão Sergio Som 6 9,364 30-03-2017, 12:31
Última Mensagem: sal silva
  F800GS ADV para baixinhos RicBoris 5 5,164 11-09-2016, 13:48
Última Mensagem: RicBoris
  Estacionamento para moto no Rio de Janeiro . Antonio 4 2,900 05-08-2015, 21:08
Última Mensagem: buzios
  3° Encontro: quem foi o COXINHA desta vez?! RicBoris 72 92,318 16-07-2015, 22:07
Última Mensagem: Crodao
  texto para reflexão sal silva 3 3,845 12-05-2015, 13:30
Última Mensagem: Henri
  Quem foi o COXINHA do 2° encontro do forum?! RicBoris 65 148,437 05-05-2015, 19:32
Última Mensagem: JPonte

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: