20-12-2013, 09:08
Pessoal consegui esta explicação básica sobre os motores bicilíndricos da rotax para entendermos um pouco porque eles tem uma certa vibração.
As vantagens dos bicilíndricos paralelos incluem também uma capacidade de refrigeração a ar mais adequada para aletas de cilindro e escape que os motores em V longitudinais por exemplo, e também são muito menores, mais leves e compactos que eles. Isso permite motos com menor entreeixos e melhor distribuição de massas, privilegiando maneabilidade e eficiência em curvas de baixa. O acesso aos agregados, como os sistemas de alimentação e de escape, filtro de ar e ignição, no caso, é mais fácil na hora da montagem e da manutenção, facilitando e barateando essas operações.
Há duas configurações básicas de virabrequim para os motores bicilíndricos paralelos: em 360 e 180 graus, os mais comuns, e 270 graus. No motor com árvore de manivelas a 360 graus, os dois pistões sobem e descem simultaneamente, como se fossem um monocilíndrico, embora em temposmotor diferentes (quando um está em compressão, o outro está em exaustão, e assim por diante). Esse motor tem maior torque em baixa rotação e vibra mais intensamente. Assim são os Rotax austro-canadenses das BMW de 800 cc e todos os das citadas Kawasaki, de 650 e 250 cc.
As vantagens dos bicilíndricos paralelos incluem também uma capacidade de refrigeração a ar mais adequada para aletas de cilindro e escape que os motores em V longitudinais por exemplo, e também são muito menores, mais leves e compactos que eles. Isso permite motos com menor entreeixos e melhor distribuição de massas, privilegiando maneabilidade e eficiência em curvas de baixa. O acesso aos agregados, como os sistemas de alimentação e de escape, filtro de ar e ignição, no caso, é mais fácil na hora da montagem e da manutenção, facilitando e barateando essas operações.
Há duas configurações básicas de virabrequim para os motores bicilíndricos paralelos: em 360 e 180 graus, os mais comuns, e 270 graus. No motor com árvore de manivelas a 360 graus, os dois pistões sobem e descem simultaneamente, como se fossem um monocilíndrico, embora em temposmotor diferentes (quando um está em compressão, o outro está em exaustão, e assim por diante). Esse motor tem maior torque em baixa rotação e vibra mais intensamente. Assim são os Rotax austro-canadenses das BMW de 800 cc e todos os das citadas Kawasaki, de 650 e 250 cc.