01-01-2014, 18:37
Boas,
No meu caso tenho um gps tomtom "de carro", com fonte de alimentação tipo "isqueiro" de 12V para carro. Por isso, comprei um adaptador de isqueiro 12V para tomada de bmw (primeira fotogragia) e cortei a ficha macho desse adaptador. Comprei a ficha da bmw ref. 83300413585 para ligar à tomada que existe nas nossas bmw por cima da bateria. Essa ficha só tem alimentação quando a mota está ligada. Essa ficha tem 3 fios com numeração 1, 2 e 3. Se bem me lembro o 1 é + o 3 é - e o 2 é terra. Liguei o 1 (+) a um portafusiveis com fusivel e depois liguei a saida desse portafusivel a um interruptor (na 2ª foto está junto á chave de contacto da mota) e depois a saida desse interruptor ao fio + do adaptador de tomada 12V que tinha comprado e "cortado".
O fio (-) 3 da ficha da bateria passei directamente para o - desse adaptador 12V. Liguei a tomada tipo "isqueiro" de carro do GPS à tomada e segurei o cabo com fibelas até a parte central da bolha adv. Depois, foi só esconder tudo, isolar com termoretractil e fita isoladora e segurar todos os elementos na mota numa zona onde não apanhem agua nem pó.
Mas claro, se tens um cabo próprio do GPS como o Zumo do Fábio muito melhor!! facilita tudo!. Eu simplesmente liguei á tomada da bateria pq assim só tenho alimentação quando a mota está a trabalhar. O interruptor é só pq quando não levo o GPS instalado, não quero ter corrente na ponta do conector do GPS.
No meu caso tenho um gps tomtom "de carro", com fonte de alimentação tipo "isqueiro" de 12V para carro. Por isso, comprei um adaptador de isqueiro 12V para tomada de bmw (primeira fotogragia) e cortei a ficha macho desse adaptador. Comprei a ficha da bmw ref. 83300413585 para ligar à tomada que existe nas nossas bmw por cima da bateria. Essa ficha só tem alimentação quando a mota está ligada. Essa ficha tem 3 fios com numeração 1, 2 e 3. Se bem me lembro o 1 é + o 3 é - e o 2 é terra. Liguei o 1 (+) a um portafusiveis com fusivel e depois liguei a saida desse portafusivel a um interruptor (na 2ª foto está junto á chave de contacto da mota) e depois a saida desse interruptor ao fio + do adaptador de tomada 12V que tinha comprado e "cortado".
O fio (-) 3 da ficha da bateria passei directamente para o - desse adaptador 12V. Liguei a tomada tipo "isqueiro" de carro do GPS à tomada e segurei o cabo com fibelas até a parte central da bolha adv. Depois, foi só esconder tudo, isolar com termoretractil e fita isoladora e segurar todos os elementos na mota numa zona onde não apanhem agua nem pó.
Mas claro, se tens um cabo próprio do GPS como o Zumo do Fábio muito melhor!! facilita tudo!. Eu simplesmente liguei á tomada da bateria pq assim só tenho alimentação quando a mota está a trabalhar. O interruptor é só pq quando não levo o GPS instalado, não quero ter corrente na ponta do conector do GPS.
Bmw F700 GS
ex-Vstrom 650 ABS
ex-Burgman 400
ex-Burgman 250
ex-Burgman 125
ex-Scoopy 50
ex-Vstrom 650 ABS
ex-Burgman 400
ex-Burgman 250
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ex-Scoopy 50