17-01-2014, 18:39
Pra ilustrar.
Antes da 1º revisão eu notava uma certa dificuldade nas trocas de marcha, mas como já tive motos bem ruins de cambio, essa dificuldade da F800R me parecia mais uma "característica".
Mas numa viagem ao litoral um colega passou ao lado de um tapete de borracha , ele voou e acertou 1º a bengala esquerda, depois foi para o motor, e por fim acertou minha bota e o pedal do cambio. Eu estava em 6º a uns 130 km/h, o susto foi grande. Passado o susto acelerei, o giro subiu e a moto não respondeu, o indicador dizia 5º marcha, apertei a embreagem e coloquei 6º novamente e a moto seguiu normal, mas fiquei preocupado com a falta de resposta em 5º, reduzi e entrou neutro, reduzi mais algumas vezes e a 5º entrou, tentei a 4º e ela entrou, passei pra 5º e acelerei, a moto respondeu, mas insisti na aceleração e a 5º escapou, coloquei em 6º novamente e corri atrás dos meus amigos pra pedir uma parada. Ao diminuir a velocidade o problema piorou, para trocar cada marcha tinha que fazer varias tentativas, parei em 2º .
Chegamos a conclusão de que era melhor não prosseguir viagem e tentar voltar, estávamos na Rio-Santos perto de Bertioga. Com muita dificuldade consegui passar as marchas até 6º, e voltei 100km até a extinta Eurobike da bandeirantes.
O diagnóstico, falha no eixo seletor ( trambulador) peça nº 23 00 7 690 384. Depois da troca da peça e do óleo do motor, o cambio melhorou bastante, ainda meio duro, mas sem neutros entre as marchas.
Antes da 1º revisão eu notava uma certa dificuldade nas trocas de marcha, mas como já tive motos bem ruins de cambio, essa dificuldade da F800R me parecia mais uma "característica".
Mas numa viagem ao litoral um colega passou ao lado de um tapete de borracha , ele voou e acertou 1º a bengala esquerda, depois foi para o motor, e por fim acertou minha bota e o pedal do cambio. Eu estava em 6º a uns 130 km/h, o susto foi grande. Passado o susto acelerei, o giro subiu e a moto não respondeu, o indicador dizia 5º marcha, apertei a embreagem e coloquei 6º novamente e a moto seguiu normal, mas fiquei preocupado com a falta de resposta em 5º, reduzi e entrou neutro, reduzi mais algumas vezes e a 5º entrou, tentei a 4º e ela entrou, passei pra 5º e acelerei, a moto respondeu, mas insisti na aceleração e a 5º escapou, coloquei em 6º novamente e corri atrás dos meus amigos pra pedir uma parada. Ao diminuir a velocidade o problema piorou, para trocar cada marcha tinha que fazer varias tentativas, parei em 2º .
Chegamos a conclusão de que era melhor não prosseguir viagem e tentar voltar, estávamos na Rio-Santos perto de Bertioga. Com muita dificuldade consegui passar as marchas até 6º, e voltei 100km até a extinta Eurobike da bandeirantes.
O diagnóstico, falha no eixo seletor ( trambulador) peça nº 23 00 7 690 384. Depois da troca da peça e do óleo do motor, o cambio melhorou bastante, ainda meio duro, mas sem neutros entre as marchas.