27-02-2014, 14:10
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-02-2014, 14:53 por Stell.)
Como se comportam as anteriores a 2013, as 2004? as 2000? as 1998?
Na minha modesta opinião dá para soltar as 2 mãos e passar em sonorizador com qualquer moto, não precisa de amortecedor de direção....e só prestar atenção e agir dentro de certas condições de segurança.
Sinceramente nunca tive BMW, ainda, mas ja andei em tudo que tem 2 rodas e o guidão virar até o batente com a moto andando, só se estiver muuuito devagar, ou um defeito muito grande de projeto. Esta é a função do ângulo de Cáster !!!
Agora shimmy, realmente acontece em varias motos, inclusive as XT600 têm aqueles pesinhos nas pontas dos guidões para amenizar essa vibração. Muitas vezes os pneus ajudam a iniciar o shimmy. Ja tive algumas motos com shymmy, ate carros, tipo Jeep Willys, mas nunca nenhuma moto nem bicicleta virou o guidão ate o batente andando. Claro que se vc estiver por exemplo numa trilha e bater com o pneu dianteiro num tronco, aí sim ele vai virar...tem que segurar firme...inclusive um bambú ja me aprontou essa e eu com uma mão só, fui bonito para o chão, na época das DTs180...Mas nesse caso a frente da moto saiu de baixo, não virou o guidão.....não sei se dá para imaginar..
Minha Burgman ate com pneus novos balança a 60km/h mas começa de leve e vai aumentando, dai é só encostar uma das mãos e ela para...
Queria ouvir a opinião de donos das BM´s mais antigas sem recursos tecnológicos e com essa mesma suspenção Telelever.
Alguem pode opinar?
Na minha modesta opinião dá para soltar as 2 mãos e passar em sonorizador com qualquer moto, não precisa de amortecedor de direção....e só prestar atenção e agir dentro de certas condições de segurança.
Sinceramente nunca tive BMW, ainda, mas ja andei em tudo que tem 2 rodas e o guidão virar até o batente com a moto andando, só se estiver muuuito devagar, ou um defeito muito grande de projeto. Esta é a função do ângulo de Cáster !!!
Agora shimmy, realmente acontece em varias motos, inclusive as XT600 têm aqueles pesinhos nas pontas dos guidões para amenizar essa vibração. Muitas vezes os pneus ajudam a iniciar o shimmy. Ja tive algumas motos com shymmy, ate carros, tipo Jeep Willys, mas nunca nenhuma moto nem bicicleta virou o guidão ate o batente andando. Claro que se vc estiver por exemplo numa trilha e bater com o pneu dianteiro num tronco, aí sim ele vai virar...tem que segurar firme...inclusive um bambú ja me aprontou essa e eu com uma mão só, fui bonito para o chão, na época das DTs180...Mas nesse caso a frente da moto saiu de baixo, não virou o guidão.....não sei se dá para imaginar..
Minha Burgman ate com pneus novos balança a 60km/h mas começa de leve e vai aumentando, dai é só encostar uma das mãos e ela para...
Queria ouvir a opinião de donos das BM´s mais antigas sem recursos tecnológicos e com essa mesma suspenção Telelever.
Alguem pode opinar?