30-03-2014, 19:50
Andre RS Escreveu:Primeiro deles :
A) 800GS branca anda mais.....totalmente errado .....na real anda MUITO mais...Hehe.
Estou convencido , ao contrário de alguns , que o uso do ABS no off traz maiores vantagens na distancia de frenagem. Tenho usado O controle de tração em off e ABS em On em trilhas. Já ouvi gente dizer que nao usa por achar que nao funciona direito e que freia menos. Se vc nao for adepto as travadas de traseira para controle de entrada nas curvas , em ambiente off , nao vejo motivos para desligá-lo. Numa situação de frenagem na reta , também em off, jamais teremos a rapidez na interpretação que o sistema oferece. Se o sistema freia pouco (o que nunca vi), é porque tem muito pouco atrito , e nesse caso , certamente vc vai travar a roda e cair se tentar fazer na mao. Em suma , o ABS sempre terá uma atuação mais eficiente do que nosso feeling. A física explica que o coeficiente de atrito dinâmico ( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.
Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.
Who knows?
Hoje dei uma volta em estrada de terra (cascalho, em torno de 60km) com o ABS ativado na minha moto para sentir o comportamento dela. Para a minha surpresa (mudou minha opinião), concordo com quase tudo com o que você disse, exceto pela branca andar mais. Creio que esse mito seja mais pela sensação da moto não estar freando do que pela sua performance na frenagem (sempre alicatando a manete/pedal de freio e deixando o ABS fazer o papel dele).
Testei em partes lisas com cascalho, costelas, buracos e em todas as frenagens, percebi que a distancia percorrida foi inferior se comparado com o ABS desligado. Por enquanto, ele vai ficar ligado nos percursos off.