12-05-2014, 14:49
Olá Felipe, tudo bem?
A 800R em que o Madeira colocou Rapid Bike era a minha (ele tb colocou em uma com uma ponteira Akrapovic, a minha tinha a ponteira SC-Project). Digo era porque já não tenho mais a moto.
O primeiro up que fiz nela foi a ponteira, pois achava o ronco original sofrível... não notei esse buraco que ele comenta sobre as bicilíndricas (disse isso a ele pessoalmente tb), mas acredito que seja algo que um piloto comum não vá perceber; no dinamômetro, porém, a diferença fica mais clara nessa faixa dos 3 a 4 mil giros. Um outro ponto é que, com a maior vazão da ponteira esportiva, a mistura começava a ficar um pouco pobre em altas rotações, mas nada que comprometa o desempenho.
Junto com a ponteira, eu instalei tb o K&N e as velas iridium. A moto ficou boa, mais solta, mas não é uma mudança de tirar o folego, afinal, a moto sai de 87 para 89~90 cv no máximo.
Após isso, "fui pras cabeças" (rs) e comprei um coletor full arrow e botei tb o Rapid Bike (com o coletor e a ponteira, a mistura ficou perigosamente pobre em alta (a ECU original não dá conta de ajustar a mistura após um certo nível de preparação). O ronco ficou bem alto (nada exagerado, mas chamava atenção em todo lugar) e o desempenho melhorou significativamente (90 cavalos na roda, uns 105 cv no motor).
Concluindo: se vc ficar somente na ponteira, o RB não é necessário, uma vez que a mistura não está pobre (a ECU dá conta de ajustar) e seu objetivo foi atingido (ronco mais encorpado). Se quiser algo mais radical, o RB se faz sim necessário e, neste caso, vale muito a pena (até porque o RB EVO serve em qualquer moto), então vc só tem o gasto uma vez.
Abraço
Cesar
A 800R em que o Madeira colocou Rapid Bike era a minha (ele tb colocou em uma com uma ponteira Akrapovic, a minha tinha a ponteira SC-Project). Digo era porque já não tenho mais a moto.
O primeiro up que fiz nela foi a ponteira, pois achava o ronco original sofrível... não notei esse buraco que ele comenta sobre as bicilíndricas (disse isso a ele pessoalmente tb), mas acredito que seja algo que um piloto comum não vá perceber; no dinamômetro, porém, a diferença fica mais clara nessa faixa dos 3 a 4 mil giros. Um outro ponto é que, com a maior vazão da ponteira esportiva, a mistura começava a ficar um pouco pobre em altas rotações, mas nada que comprometa o desempenho.
Junto com a ponteira, eu instalei tb o K&N e as velas iridium. A moto ficou boa, mais solta, mas não é uma mudança de tirar o folego, afinal, a moto sai de 87 para 89~90 cv no máximo.
Após isso, "fui pras cabeças" (rs) e comprei um coletor full arrow e botei tb o Rapid Bike (com o coletor e a ponteira, a mistura ficou perigosamente pobre em alta (a ECU original não dá conta de ajustar a mistura após um certo nível de preparação). O ronco ficou bem alto (nada exagerado, mas chamava atenção em todo lugar) e o desempenho melhorou significativamente (90 cavalos na roda, uns 105 cv no motor).
Concluindo: se vc ficar somente na ponteira, o RB não é necessário, uma vez que a mistura não está pobre (a ECU dá conta de ajustar) e seu objetivo foi atingido (ronco mais encorpado). Se quiser algo mais radical, o RB se faz sim necessário e, neste caso, vale muito a pena (até porque o RB EVO serve em qualquer moto), então vc só tem o gasto uma vez.
Abraço
Cesar