25-05-2014, 18:19
Gasolina aditivada normalmente se diferencia por conter detergentes. Nao exatamente por conter chumbo ou alcool, itens no qual ela eh similar a comum.
Os detergentes ajudam na limpeza das camaras de combustão e dos carburadores. O aditivo dissolve partes de parafina presentes no combustível, ou seja, serve para manter a linha de alimentação limpa - o que inclui peças como bomba e eletroinjetor (bico injetor), entre outras. O que para as nossas GSs he bom.
Porem, a gasolina comum e a aditivada possuem uma alta taxa de enxofre (por lei no brasil tem que ser menor que 800PPM (partes por milhao), mas para comparacao, na Podium ela esta com cerca de 30PPM e nos paises civilizados o maximo permitiod he 50PPM.
Esse enxofre he ruim para as nossas motos. (com ingessao). A boa noticia he que a partir desse ano de 2014, o maximo para TODAS as gasolinas dev ser reduzido para 50ppm. Sera que vao conseguir???
A gasolina Podium possue uma octagagem mais alta, o que faz com que possa ser usada em um motor com alta taxa de compreesao e nao explodir antes (bater pino). Nao he o caso das nossas GSs (qql modelo) Todas elas estao abaixo de 13:1 . Nao que taxa de compressao seja determinante para usar essa ou aquela gasolina, mas he parte dos requisitos, e com uma gaxa baixa como as das GSs, nao vejo necessidade de se usar Podium.
Agora, he um fato de que se voce usa gasolina comum, e passa para a aditivada, nos primeiros 2 a 4 tanques sera um terror.
A tua mota vai morar, vai engasgar, vai fazer o diabo, pois justamente aquelas partes de parafina (e tambem o enxofre) estarao se despregando das paredes, e entupindo/prejudicando a mistura.
Nada que nao desapareca por completo apos 4 tanques.
Portanto, se voce tiver disponibilidade financeira, use a Podium, (ao menos ate que seja comprovado que a partir de agora a comum nao possa ter mais que 50ppm de enxofre) e se nao tiver, use a Aditivada.
A comum, no longo prazo, gasta mais que a atitivada.
Os detergentes ajudam na limpeza das camaras de combustão e dos carburadores. O aditivo dissolve partes de parafina presentes no combustível, ou seja, serve para manter a linha de alimentação limpa - o que inclui peças como bomba e eletroinjetor (bico injetor), entre outras. O que para as nossas GSs he bom.
Porem, a gasolina comum e a aditivada possuem uma alta taxa de enxofre (por lei no brasil tem que ser menor que 800PPM (partes por milhao), mas para comparacao, na Podium ela esta com cerca de 30PPM e nos paises civilizados o maximo permitiod he 50PPM.
Esse enxofre he ruim para as nossas motos. (com ingessao). A boa noticia he que a partir desse ano de 2014, o maximo para TODAS as gasolinas dev ser reduzido para 50ppm. Sera que vao conseguir???
A gasolina Podium possue uma octagagem mais alta, o que faz com que possa ser usada em um motor com alta taxa de compreesao e nao explodir antes (bater pino). Nao he o caso das nossas GSs (qql modelo) Todas elas estao abaixo de 13:1 . Nao que taxa de compressao seja determinante para usar essa ou aquela gasolina, mas he parte dos requisitos, e com uma gaxa baixa como as das GSs, nao vejo necessidade de se usar Podium.
Agora, he um fato de que se voce usa gasolina comum, e passa para a aditivada, nos primeiros 2 a 4 tanques sera um terror.
A tua mota vai morar, vai engasgar, vai fazer o diabo, pois justamente aquelas partes de parafina (e tambem o enxofre) estarao se despregando das paredes, e entupindo/prejudicando a mistura.
Nada que nao desapareca por completo apos 4 tanques.
Portanto, se voce tiver disponibilidade financeira, use a Podium, (ao menos ate que seja comprovado que a partir de agora a comum nao possa ter mais que 50ppm de enxofre) e se nao tiver, use a Aditivada.
A comum, no longo prazo, gasta mais que a atitivada.
------------------
Ride safe: keep the rubber part down
Corrente: Brasil:BMW R1100GS EUA: BMW R1150GSA e K1200LT
Anteriores: Honda 350XL, Suzuki 600??, Suzuki 850DL??, BMW 650, BMW R1150GS
Viajo muito de moto, sempre bem acompanhando da minha cara metade. Ja fiz as 3 americas de extremo a extremo, e mais alguns paises nesse mundao afora.
- http://www.viajareua.com
Ride safe: keep the rubber part down
Corrente: Brasil:BMW R1100GS EUA: BMW R1150GSA e K1200LT
Anteriores: Honda 350XL, Suzuki 600??, Suzuki 850DL??, BMW 650, BMW R1150GS
Viajo muito de moto, sempre bem acompanhando da minha cara metade. Ja fiz as 3 americas de extremo a extremo, e mais alguns paises nesse mundao afora.
- http://www.viajareua.com