• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1250 com gasolina "pura"
#1
Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)...
Na contra-capa do manual tem as especificações da gasolina recomendada, octanagem e quantidade "mínima de etanol 15% e máxima 30%". Queria confirmar: a gasolina da Argentina é "pura", certo? 0% de etanol... é isso mesmo? Vamos ignorar, então, a recomendação do manual quando formos rodar por lá?
  Responder
#2
Olive Escreveu:Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)...
Na contra-capa do manual tem as especificações da gasolina recomendada, octanagem e quantidade "mínima de etanol 15% e máxima 30%". Queria confirmar: a gasolina da Argentina é "pura", certo? 0% de etanol... é isso mesmo? Vamos ignorar, então, a recomendação do manual quando formos rodar por lá?

Rondon,

Nossas gasolinas muito pouco diferem das gasolinas na Alemanha e Europa. USA não sei.
A octanagem ideal e mínima encontrada nos manuais de proprietário aqui no Brasil é a mesma dos manuais na Alemanha.
Já se foi o tempo que nossa gasolina era um lixo, lá se vão mais de 20, 30 anos...

O motor 1250 é o mesmo vendido na Alemanha, Europa, etc...

Álcool é usado como aditivo aqui para fazer a correção da octanagem, fomos um dos primeiros países do mundo a abandonar a tetraetila de chumbo no início dos anos 90, produto poluente e cancerígeno. Alemanha abandonou muito tempo depois que nós. Gasolina na Alemanha contém álcool, se não me falha a memória são 10%.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#3
Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor...
  Responder
#4
Olive Escreveu:Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor...

Não sei sobre o que se basearam, já que aqui no Brasil a porcentagem de álcool na gasolina não é um valor arbitrário, mas definido em Lei.
A não ser que tenham colocado uma faixa de teores de álcool para atender diferentes locais no mundo, já que o Manual de Proprietário é o mesmo em diversos países, devido ao motor ser o mesmo.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#5
Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto?
esta determinação é a ideal?
tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco....
Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior?
Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo.
O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor.
A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei....

penso eu....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
#6
Reiner Escreveu:Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto?
esta determinação é a ideal?
tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco....
Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior?
Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo.
O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor.
A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei....

penso eu....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,
Que me lembre, o teor de álcool está no mesmo valor há bastante tempo. Quem decide o teor é a ANP.
Na Alemanha, o último dado que me passaram era de 10%. Para eles tudo é importado, já aqui há interesse em termos teor maior de álcool e assim diminuir a importação de petróleo.
Os valores tanto da gasolina pura quanto do álcool, dependem de condições de mercado: barril de petróleo em US$, produção de cana (chuva muita ou pouca), preço do açúcar ( se está bom, produzem menos álcool..), contratos de exportação, etc...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#7
Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L.....

sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
#8
Reiner Escreveu:Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L.....

sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Acabei esquecendo de mencionar: visitei o site da ANP e lá a informação é que o teor de álcool deve ser de 25% +/- 1%
Concordo com você que o menor teor de álcool melhora o consumo.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Ajuste altura do câmbio bmw 1250 adv Rtiso 3 1,483 29-01-2025, 14:04
Última Mensagem: Rtiso
  As R 1250 GS Special Edition tem identificação individual? LeoDutra 1 9,061 13-11-2023, 13:58
Última Mensagem: Reiner
  Vazamento óleo transmissão bmw 1250 gsa Leandro Kl 12 15,024 30-06-2023, 15:27
Última Mensagem: Gnegraes
  GSA 1250 - Mancha ao retirar adesivo do tanque EvertonM 26 28,731 05-05-2023, 08:14
Última Mensagem: Gnegraes
  Pneu Diablo Rosso II - BMW GS 1250 rafael1250 1 1,668 07-08-2022, 13:09
Última Mensagem: Reiner
  Diário de Bordo - R 1250 GSA - Valkiria Rromagnani 36 19,708 10-09-2021, 07:46
Última Mensagem: diego87
  Diferenças na suspensão GS 1250 X GS 1200? Ltobias 11 8,135 30-07-2021, 09:25
Última Mensagem: Tuco10
  Sensor de detonação - 1250 GSA abschefer 12 8,594 31-03-2021, 23:23
Última Mensagem: Rromagnani
  Grupo Whatsapp GS 1200/1250 mapamotos 3 3,236 20-12-2020, 07:45
Última Mensagem: BIGRIDER74
  Preços da R 1250 GS Rromagnani 44 84,671 31-05-2020, 18:52
Última Mensagem: PauloLopes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)