25-05-2014, 19:48
Pessoal, apesar de ter estudado engenharia mecânica na UFSC, não cheguei a me formar, mas, de qualquer forma, tenho lido sobre esse assunto de octanagem há muito tempo e fiz uma breve e descomprometida pesquisa na internet e no manula da R1200GS LC 2013, cujas conclusões compartilho:
O manual diz que a gasolina deve ter 95 octanas RON ou 89 octanas AKI, pois a taxa de compressão da moto é 12,5:1. As nossas gasolinas têm 87 octanas AKI, por isso as motos são tropicalizadas. A Pódium tem 98 octanas AKI e as outras premium 91 octanas AKI.
Segue trecho do manual:
"Qualidade de combustível recomendada Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10) 95 ROZ/RON 89 AKI
Qualidade de combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições na potência e no consumo. Caso o motor vá ser utilizado em países com um combustível de qualidade inferior com 91 octanas (ROZ/RON), por exemplo, a moto terá de ser previamente programada para esse efeito no seu concessionário BMW Motorrad.) 91 ROZ/RON 87 AKI"
Existem 3 métodos para a determinação da octanagem de um combustível:
Método RON (Research Octane Number ou Número de Octano Pesquisa – ASTM D-2699): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (<3000 rpm). Este método simula um regime brando de operação do motor.
Método MON (Motor Octane Number ou Número de Octano Motor – ASTM D2700): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida.
Índice AKI (Anti-knock index) ou IAD (Índice Anti Detonante): é a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:
[ATTACH=CONFIG]4911[/ATTACH]
O manual diz que a gasolina deve ter 95 octanas RON ou 89 octanas AKI, pois a taxa de compressão da moto é 12,5:1. As nossas gasolinas têm 87 octanas AKI, por isso as motos são tropicalizadas. A Pódium tem 98 octanas AKI e as outras premium 91 octanas AKI.
Segue trecho do manual:
"Qualidade de combustível recomendada Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10) 95 ROZ/RON 89 AKI
Qualidade de combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições na potência e no consumo. Caso o motor vá ser utilizado em países com um combustível de qualidade inferior com 91 octanas (ROZ/RON), por exemplo, a moto terá de ser previamente programada para esse efeito no seu concessionário BMW Motorrad.) 91 ROZ/RON 87 AKI"
Existem 3 métodos para a determinação da octanagem de um combustível:
Método RON (Research Octane Number ou Número de Octano Pesquisa – ASTM D-2699): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (<3000 rpm). Este método simula um regime brando de operação do motor.
Método MON (Motor Octane Number ou Número de Octano Motor – ASTM D2700): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida.
Índice AKI (Anti-knock index) ou IAD (Índice Anti Detonante): é a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:
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