26-05-2014, 13:37
O que o autor está tentando demonstrar, náo é que não podem ocorrer vibrações, mas sim que a moto foi projetada de tal forma a se corrigir sozinha, sem que tenhamos que fazer nada.
Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.
Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).
Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.
De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.
O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.
Abraços,
Thomas.
Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.
Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).
Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.
De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.
O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.
Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
