A manutenção requer um certo conhecimento, pois devem ser retirados: 2 parafusos que sustentam o amortecedor; braço de referência do ESA; roda traseira, braço oscilante, cilindro de freio e sensor do ABS traseiro, " desnucar" o diferencial traseiro, com a ajuda de um macaco hidráulico erguer a balança traseira onde o cardã está, afastar a coifa dianteira para com a ajuda de uma espatula retirar o cardã.
Após a devida manutenção, remontar tudo e ser feliz por mais um tempo.
Só lembrando que o manual de serviço recomenda conectar o computador para avaliar se ficou alguma anomalia. Fiz isso utilizando o SOFTWARE MOTOSCAN através de uma conexão em bluetooth após remontar tudo na ordem inversa.
O manual é o mesmo interativo da BMW via DVD.
Ao meu ver o principal causador é a condensação de água no sistema "hermético". O cardã tem um tratamento muito porco contra corrosão. Estou pensando em adaptar um respiro no braço oscilante ou fazer uma saída na própria coifa. Ainda vou pensar.
O manual manda utilizar uma graxa da KLUBER nas coifas e apesar de eu ter conseguido através de um outro amigo que também tem bmw, ela é temporária, pois na montagem da fábrica eles utilizam e está aí o resultado.]
Colar a coifa seria uma opção, mas numa manutenção corremos o risco de rasgar.
Então, acho ainda melhor fazer uma manutenção preventiva uma vez ao ano e ser feliz.
Saudações...
Belo trabalho....a preventiva acho melhor também...a minha vai para a revisao de 60k em breve e vou pedir pra fazer algo parecido.
Oi Sal...Basta você "desnucar" o "diferencial" para uma breve inspeção:
- retire a roda, o quebra neve, o sensor do ABS, o cilindro de freio, a capa do duto do líquido de freio e o cabo do sensor, o braço anti-torção. Ao retirar o parafuso do braço o diferencial tenderá a girar para trás.
Neste momento você deverá inserir uma segurança com uma cinta, por exemplo e ir afrouxando devagar. Além disso, com cuidado você soltará a coifa pele lado do braço e não do diferencial. Neste momento você já verá o cardã e acompanhará o desconexão dele do diferencial. Pronto, a partir daí você já terá a visão da fera.
Para remontar, basta seguir a ordem ao contrário.
Caso opte por já retirar o cardã, aí já descrevi acima como fazer.
Saudações
Segue o vídeo explicativo