08-06-2014, 20:37
no fim das contas, tudo depende de onde voce está andando - daí a versatilidade de termos 2 sistemas de freio - traseiro e dianteiro
- se você está rodando só na cidade, mesmo nas 800 e nas 650 que não têm o C-ABS (combined ABS), é mais do que suficiente usar só o freio traseiro combinado com reduções de marcha em conjunto (muito mais confortável do que ficar tendo que trabalhar o acelerador e o freio com a mão direita)
- na estrada (supondo asfalto), para as motos que não têm o C-ABS, prefiro usar mais o freio dianteiro (eu raramente uso o traseiro na minha 800 nestas condicões)
- já quando estou descendo a minha estradinha de terra, uso só o traseiro e deixo o ABS me ajudar numa alicatada mais forte. Numa condição desta, usar o freio dianteiro é risco de tombo certo, pois, se você der o azar de uma alicatada forte, dependendo do tempo de resposta do ABS, pode não ser suficiente para evitar que a roda dianteira "dê uma escapada" e aí, meus caros, todo mundo sabe que quando a roda dianteira vai embora é chão na certa. Aliás, para as motos que não têm ABS, nesta condição, a técnica correta é usar SÓ o freio traseiro
- se você está rodando só na cidade, mesmo nas 800 e nas 650 que não têm o C-ABS (combined ABS), é mais do que suficiente usar só o freio traseiro combinado com reduções de marcha em conjunto (muito mais confortável do que ficar tendo que trabalhar o acelerador e o freio com a mão direita)
- na estrada (supondo asfalto), para as motos que não têm o C-ABS, prefiro usar mais o freio dianteiro (eu raramente uso o traseiro na minha 800 nestas condicões)
- já quando estou descendo a minha estradinha de terra, uso só o traseiro e deixo o ABS me ajudar numa alicatada mais forte. Numa condição desta, usar o freio dianteiro é risco de tombo certo, pois, se você der o azar de uma alicatada forte, dependendo do tempo de resposta do ABS, pode não ser suficiente para evitar que a roda dianteira "dê uma escapada" e aí, meus caros, todo mundo sabe que quando a roda dianteira vai embora é chão na certa. Aliás, para as motos que não têm ABS, nesta condição, a técnica correta é usar SÓ o freio traseiro