11-06-2014, 17:53
O sistema de ABS-combinado da BMW, esta descrito no manual, conforme segue:
Sistema de travões com BMW Motorrad Integral ABS com BMW Motorrad Integral ABS Generation II SA
Travão integral parcial
A sua moto está equipada com um travão integral parcial. Neste sistema dos travões, os travões
da roda dianteira e traseira são activados em conjunto por meio da manete do travão. O pedal do
travão actua apenas no travão da roda traseira.
Durante uma travagem com regulação ABS, o BMW Motorrad Integral ABS adapta a repartição
da força de travagem entre o travão dianteiro e traseiro à carga da moto.
A patinagem da roda traseira com travão da roda dianteira puxado (Burn Out) é consideravelmente
dificultada pela função integral. A consequências podem ser danos no travão traseiro e na embraiagem.
Não efectuar Burn Outs.
Como funciona o ABS?
A máxima força de travagem que pode ser transmitida para a faixa de rodagem depende, entre outros,
do coeficiente de fricção da superfície do piso da faixa de rodagem. Brita, gelo e neve, bem
como pisos molhados oferecem um coeficiente de fricção consideravelmente pior que um tapete
de asfalto seco e limpo. Quanto pior o coeficiente de fricção da faixa de rodagem, maior é o percurso
de travagem. Se for excedida a máxima força de travagem transmissível quando o condutor aumenta a
pressão de travagem, as rodas começam a bloquear e perde-se a estabilidade de marcha; existe o perigo de queda.
Antes que surja uma situação deste tipo, o ABS intervém e adapta a pressão de travagem à máxima força de
travagem transmissível, fazendo com que as rodas continuem a rodar e a estabilidade de marcha
seja mantida independentemente da condição da faixa de rodagem.
O que sucede em caso de irregularidades na faixa de rodagem?
Devido a ondulações ou irregularidades na faixa de rodagem, pode perder-se momentaneamente
o contacto entre o pneu e a superfície da faixa de rodagem, podendo diminuir a força de travagem
transmissível até zero. Caso se trave nesta situação, o ABS tem de reduzir a pressão de
travagem, de modo a assegurar a estabilidade de marcha quando é restabelecido o contacto com
a faixa de rodagem. Nesta altura, o BMW Motorrad Integral ABS deve partir de coeficientes
de fricção extremamente baixos (brita, gelo, neve), para que as rodas de circulação girem em todas
as situações imagináveis e para que esteja assegurada a estabilidade de marcha. Depois de
identificar as circunstâncias reais, o sistema regula a pressão de travagem ideal.
Como é que o BMW Motorrad Integral ABS se torna perceptível para o condutor?
Se o sistema ABS tiver de reduzir a força de travagem devido às circunstâncias acima referidas,
sentem-se vibrações na alavanca do travão de mão. Se a alavanca do travão de mão for accionada, através da função
integral também é formada uma pressão de travagem na roda traseira. Se só depois se accionar o pedal do travão,
a pressão de travagem já formada faz-se sentir como contrapressão mais cedo do que aconteceria se o pedal
do travão fosse accionado antes ou com a alavanca do travão de mão.
Levantamento da roda traseira
Em caso de fortes e rápidas desacelerações, em certas circunstâncias é possível que o BMW Motorrad Integral ABS
não consiga impedir que a roda traseira levante. Nestes casos, também é possível um capotamento da moto.
Uma travagem forte pode originar o levantamento da roda traseira.
Ao travar, tenha em atenção que o controlo ABS não consegue evitar sempre que a roda traseira levante.
Como está configurado o BMW Motorrad Integral ABS?
O BMW Motorrad Integral ABS, no âmbito da física de deslocamento, assegura a estabilidade de marcha em todos os solos.
O sistema não está optimizado para solicitações específicas resultantes de condições extremas de competição
em todo-o-terreno ou sobre a pista de corridas.
Sistema de travões com BMW Motorrad Integral ABS com BMW Motorrad Integral ABS Generation II SA
Travão integral parcial
A sua moto está equipada com um travão integral parcial. Neste sistema dos travões, os travões
da roda dianteira e traseira são activados em conjunto por meio da manete do travão. O pedal do
travão actua apenas no travão da roda traseira.
Durante uma travagem com regulação ABS, o BMW Motorrad Integral ABS adapta a repartição
da força de travagem entre o travão dianteiro e traseiro à carga da moto.
A patinagem da roda traseira com travão da roda dianteira puxado (Burn Out) é consideravelmente
dificultada pela função integral. A consequências podem ser danos no travão traseiro e na embraiagem.
Não efectuar Burn Outs.
Como funciona o ABS?
A máxima força de travagem que pode ser transmitida para a faixa de rodagem depende, entre outros,
do coeficiente de fricção da superfície do piso da faixa de rodagem. Brita, gelo e neve, bem
como pisos molhados oferecem um coeficiente de fricção consideravelmente pior que um tapete
de asfalto seco e limpo. Quanto pior o coeficiente de fricção da faixa de rodagem, maior é o percurso
de travagem. Se for excedida a máxima força de travagem transmissível quando o condutor aumenta a
pressão de travagem, as rodas começam a bloquear e perde-se a estabilidade de marcha; existe o perigo de queda.
Antes que surja uma situação deste tipo, o ABS intervém e adapta a pressão de travagem à máxima força de
travagem transmissível, fazendo com que as rodas continuem a rodar e a estabilidade de marcha
seja mantida independentemente da condição da faixa de rodagem.
O que sucede em caso de irregularidades na faixa de rodagem?
Devido a ondulações ou irregularidades na faixa de rodagem, pode perder-se momentaneamente
o contacto entre o pneu e a superfície da faixa de rodagem, podendo diminuir a força de travagem
transmissível até zero. Caso se trave nesta situação, o ABS tem de reduzir a pressão de
travagem, de modo a assegurar a estabilidade de marcha quando é restabelecido o contacto com
a faixa de rodagem. Nesta altura, o BMW Motorrad Integral ABS deve partir de coeficientes
de fricção extremamente baixos (brita, gelo, neve), para que as rodas de circulação girem em todas
as situações imagináveis e para que esteja assegurada a estabilidade de marcha. Depois de
identificar as circunstâncias reais, o sistema regula a pressão de travagem ideal.
Como é que o BMW Motorrad Integral ABS se torna perceptível para o condutor?
Se o sistema ABS tiver de reduzir a força de travagem devido às circunstâncias acima referidas,
sentem-se vibrações na alavanca do travão de mão. Se a alavanca do travão de mão for accionada, através da função
integral também é formada uma pressão de travagem na roda traseira. Se só depois se accionar o pedal do travão,
a pressão de travagem já formada faz-se sentir como contrapressão mais cedo do que aconteceria se o pedal
do travão fosse accionado antes ou com a alavanca do travão de mão.
Levantamento da roda traseira
Em caso de fortes e rápidas desacelerações, em certas circunstâncias é possível que o BMW Motorrad Integral ABS
não consiga impedir que a roda traseira levante. Nestes casos, também é possível um capotamento da moto.
Uma travagem forte pode originar o levantamento da roda traseira.
Ao travar, tenha em atenção que o controlo ABS não consegue evitar sempre que a roda traseira levante.
Como está configurado o BMW Motorrad Integral ABS?
O BMW Motorrad Integral ABS, no âmbito da física de deslocamento, assegura a estabilidade de marcha em todos os solos.
O sistema não está optimizado para solicitações específicas resultantes de condições extremas de competição
em todo-o-terreno ou sobre a pista de corridas.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC]![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC]
![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]