11-06-2014, 19:40
Depois de alguma pesquisa adicional, estas são as conclusões:
Acho que o equívoco contido no meu texto original foi associar diretamente o C-ABS à capacidade do sistema de frear as 2 rodas quando pressionando sómente o pedal do freio traseiro. Na verdade o C-ABS só faz isto quando pressionando sómente a manete do freio dianteiro. Em outras palavras:
- quando a moto está equipada com o C-ABS “convencional”, ao acionar sómente a manete, o sistema tem capacidade de também acionar o freio traseiro. Já quando somente o pedal do freio traseiro é acionado, o freio da roda dianteira nunca será acionado conjuntamente (porém o sistema continua garantindo que, mesmo acionando sómente o pedal, a roda traseira não travará).
O correto teria sido eu dizer que o “Electronically Controlled C-ABS”, inventado mais recentemente pela Honda, é que faz isto.
Este é o link do site da Honda, que explica como o Electronically Controlled C-ABS funciona:
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/eCBS/
vale a pena entrar e dar uma olhada, pois há umas figuras animadas mostrando o funcionamento do sistema – seja pressionando só a manete do freio dianteiro ou só o pedal do freio traseiro - é bem legal
Neste link do Youtube (abaixo), voces podem ver John Seidel, Assistant Manager e spokesman da American Honda Co., explicando como o “Electronically Controlled C-ABS” funciona...vale muito a pena assistir.
Na descrição do sistema, ele apresenta o “pulo do gato” da Honda, que foi a eliminação do link direto entre “manete-freio dianteiro” e “pedal-freio traseiro”, ou seja: não importa se você está apertando a manete ou o pedal de freio, esta pressão é enviada não mais ao freio da roda correspondente como anteriormente, mas, sim, a uma Unidade Central (ECU) que irá, então, decidir a quantidade de pressão de frenagem que será aplicada em cada uma das rodas.
https://www.youtube.com/watch?v=obYKosoQhcA
É uma inovação espetacular, que já está disponível nas CBR 600 RR e CBR 1000 RR. A não ser que outras marcas já tenham desenvolvido um sistema similar ( o que ainda desconheço), somente estes 2 modelos têm esta inovação já embarcada.
Acho que o equívoco contido no meu texto original foi associar diretamente o C-ABS à capacidade do sistema de frear as 2 rodas quando pressionando sómente o pedal do freio traseiro. Na verdade o C-ABS só faz isto quando pressionando sómente a manete do freio dianteiro. Em outras palavras:
- quando a moto está equipada com o C-ABS “convencional”, ao acionar sómente a manete, o sistema tem capacidade de também acionar o freio traseiro. Já quando somente o pedal do freio traseiro é acionado, o freio da roda dianteira nunca será acionado conjuntamente (porém o sistema continua garantindo que, mesmo acionando sómente o pedal, a roda traseira não travará).
O correto teria sido eu dizer que o “Electronically Controlled C-ABS”, inventado mais recentemente pela Honda, é que faz isto.
Este é o link do site da Honda, que explica como o Electronically Controlled C-ABS funciona:
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/eCBS/
vale a pena entrar e dar uma olhada, pois há umas figuras animadas mostrando o funcionamento do sistema – seja pressionando só a manete do freio dianteiro ou só o pedal do freio traseiro - é bem legal
Neste link do Youtube (abaixo), voces podem ver John Seidel, Assistant Manager e spokesman da American Honda Co., explicando como o “Electronically Controlled C-ABS” funciona...vale muito a pena assistir.
Na descrição do sistema, ele apresenta o “pulo do gato” da Honda, que foi a eliminação do link direto entre “manete-freio dianteiro” e “pedal-freio traseiro”, ou seja: não importa se você está apertando a manete ou o pedal de freio, esta pressão é enviada não mais ao freio da roda correspondente como anteriormente, mas, sim, a uma Unidade Central (ECU) que irá, então, decidir a quantidade de pressão de frenagem que será aplicada em cada uma das rodas.
https://www.youtube.com/watch?v=obYKosoQhcA
É uma inovação espetacular, que já está disponível nas CBR 600 RR e CBR 1000 RR. A não ser que outras marcas já tenham desenvolvido um sistema similar ( o que ainda desconheço), somente estes 2 modelos têm esta inovação já embarcada.