11-06-2014, 21:35
Prezado, se não for para discordar - sem discórdia - não adianta ter fórum. Daí é blog ou sei lá que. Se você frear de emergência com a traseira, a emergência vai virar acidente, pois a moto leva muito mais tempo para parar. Mas sei que não adianta discutir isso porque 90% das pessoas acredita que o freio traseiro é mais seguro e o dianteiro perigoso, porquanto qualquer pessoa que já pilotou em condições extremas sabe que é o inverso. E não existe situação normal de emergência. Emergência é extrema e a técnica de pilotagem pode salvar sua vida em vez de dar aquela clássica escorregada de traseira e parar embaixo de um caminhão.
adailator Escreveu:Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
O exemplo que vc sita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria, técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
Abs.
Adail
Wind Power Generation & Wind Power Fun