Se estivermos falando de motos sem freios combinados e sem ABS, em frenagem de emergência eu uso só o dianteiro. Motivo: em uma frenagem muito forte, se o freio dianteiro da moto for muito potente e o piso não estiver escorregadio, a traseira vai levantar e a roda traseira vai ficar no ar. Com a roda traseira no ar, qualquer 1mm que você aperte no freio traseiro vai fazer com que a roda traseira trave, perdendo parte do efeito giroscópico que ajuda a deixar a moto em pé.
O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.
O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.
Sergio