Pessoal, um dos motivos de um fórum ter diferentes "salas", é tentar estreitar o escopo da discussão. Muitos fóruns tem assuntos genéricos: viagens, equipamentos, etc. Nesse aqui, entendo que estamos falando das GS 1100, 1150 e 1200, certo? Você tem que ter umas dessas motos para participar? Claro que não. Muita coisa que discutimos aqui serve para velocípede, bicicleta e qualquer moto, mas várias coisas não servem para RT, GT, 800, 650 e muito menos para motos de outra marca. O tópico (Equilíbrio em Baixa Velocidade, pra quem já esqueceu kkkkkkk) é genérico, mas aqui estamos discutindo a utilização dessa técnica nas gordas, verdade?
Todo curso de moto que se preza ensina essa técnica, ajuda muito nas manobras. Quanto maior a moto mais necessária.
Gente, vamos combinar: frear é com o dianteiro. A combinação com o freio traseiro as gordas já fazem sozinhas, para a gente não se preocupar mais. Mesmo sem ABS, continua sendo o dianteiro, só que com mais cuidado. No próprio manual a BMW sugere: frear o dianteiro com firmeza, fazendo a moto transferir o peso para a roda dianteira, achatando o pneu contra o solo, aumentando a área de contato, e continuar aumentando a pressão a partir daí. Isso é para o asfalto, tanto seco quanto molhado.
Na terra: controle de tração ASC e ABS desligados. A frenagem em linha reta é feita com os dois freios, dianteiro e traseiro juntos. O ideal è usar dois ou mesmo um dedo só no manete, e modular evitando o travamento. Já a traseira pode arrastar à vontade (a RODA traseira, bem entendido!). Quando a moto estiver parando você já pode sentar e colocar os pés no chão, já que antes estava em pé nas pedaleiras, certo? É perfeitamente possível passar o dia passeando numa estradinha de terra e nunca usar o freio dianteiro, mas se precisar parar de verdade, pode chamar o manete! Na terra o freio traseiro é bastante usado também para posicionar a moto em curvas (e até no ar, mas isso é outra história...). Na GS LC introduziram os modos Enduro e Enduro Pro, para pneus convencionais e knobbies, respectivamente. O objetivo foi o de tentar utilizar um pouco da eletrônica para ajudar no offroad, ao invés de desligar tudo. Desse modo o ABS é desligado na traseira (no Pro), amansado na dianteira, e o ASC permite derrapagens, etc. Vai ajudar quem estiver começando no offroad mas acredito que quem já faz ou já fez trilha ainda vai querer desligar tudo!
Entendo os fãs do freio traseiro. Um dia encontrei um rapaz com uma superesportiva que confessou SÓ usar o freio traseiro, depois de perder a frente ao frear com o dianteiro numa curva de baixa com poeira. Acho que dá pra sobreviver andando na cidade, em baixíssimas velocidades, usando só o FT, porém o perigo é maior, e não menor. Só tente não frear nas curvas e evite a sujeira! kkkkkkkkk
Todo curso de moto que se preza ensina essa técnica, ajuda muito nas manobras. Quanto maior a moto mais necessária.
Gente, vamos combinar: frear é com o dianteiro. A combinação com o freio traseiro as gordas já fazem sozinhas, para a gente não se preocupar mais. Mesmo sem ABS, continua sendo o dianteiro, só que com mais cuidado. No próprio manual a BMW sugere: frear o dianteiro com firmeza, fazendo a moto transferir o peso para a roda dianteira, achatando o pneu contra o solo, aumentando a área de contato, e continuar aumentando a pressão a partir daí. Isso é para o asfalto, tanto seco quanto molhado.
Na terra: controle de tração ASC e ABS desligados. A frenagem em linha reta é feita com os dois freios, dianteiro e traseiro juntos. O ideal è usar dois ou mesmo um dedo só no manete, e modular evitando o travamento. Já a traseira pode arrastar à vontade (a RODA traseira, bem entendido!). Quando a moto estiver parando você já pode sentar e colocar os pés no chão, já que antes estava em pé nas pedaleiras, certo? É perfeitamente possível passar o dia passeando numa estradinha de terra e nunca usar o freio dianteiro, mas se precisar parar de verdade, pode chamar o manete! Na terra o freio traseiro é bastante usado também para posicionar a moto em curvas (e até no ar, mas isso é outra história...). Na GS LC introduziram os modos Enduro e Enduro Pro, para pneus convencionais e knobbies, respectivamente. O objetivo foi o de tentar utilizar um pouco da eletrônica para ajudar no offroad, ao invés de desligar tudo. Desse modo o ABS é desligado na traseira (no Pro), amansado na dianteira, e o ASC permite derrapagens, etc. Vai ajudar quem estiver começando no offroad mas acredito que quem já faz ou já fez trilha ainda vai querer desligar tudo!
Entendo os fãs do freio traseiro. Um dia encontrei um rapaz com uma superesportiva que confessou SÓ usar o freio traseiro, depois de perder a frente ao frear com o dianteiro numa curva de baixa com poeira. Acho que dá pra sobreviver andando na cidade, em baixíssimas velocidades, usando só o FT, porém o perigo é maior, e não menor. Só tente não frear nas curvas e evite a sujeira! kkkkkkkkk