12-06-2014, 22:33
sal silva Escreveu:Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.
É Sal, os teóricos que estudam a mecânica envolvida nas curvas dizem que há um limite para a combinação de velocidade, ângulo de inclinação e raio da curva. Se você exagerar e a conta não fechar, você corre o risco de sair reto na curva. O freio traseiro nessas condições é uma tentativa de ajustar a linha.
No mundo real, o ideal é deixar bastante margem e terminar a frenagem antes de começar a curva, evitando chegar dentro da curva com os cabelos pegando fogo (gíria dos gringos que expressa bem o pânico de perceber que não vai dar pra fazer a curva!).
O Freddie Spencer da moto GP era fã do trailbraking, só que era com o freio dianteiro, mergulhando na curva ainda freando e ir diminuindo a pressão no manete até chegar ao apex. Dessa maneira ele acreditava conseguir fazer a curva mais rápido e sair mais forte. Ele fazia muito bem mas você pode imaginar o quanto precisa estar atento. A vantagem seria poder reagir mais rápido caso a curva fosse mais fechada que o esperado, por exemplo, bastando frear um pouco mais.