19-06-2014, 12:16
Muitom o debate sobre o óleo.
O manual da R1200gs 2012 (4a geração) diz:
SAE 5W-40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 5W-≥50 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 10W-40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-10 °C
SAE 10W-≥50 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 15W-≥40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥0 °C
Engine oil, quantity for topping up max 0.5 l, Difference between MIN and MAX
Um fato que nunca gostei nas autorizadas no Brasil é este negócio de trocar óleo fora das revisões. Pra mim é abuso das autorizadas.
Outro fato é em países com temperaturas que chegam abaixo de zero a amplitude térmica que um óleo trabalha é muito maior que no Brasil. Será que isso não é prejudicial ao óleo? Enquanto no Brasil as temperaturas mal chegam a zero grau, na Alemanha por exemplo pode chegar a -20.
O manual da R1200gs 2012 (4a geração) diz:
SAE 5W-40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 5W-≥50 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 10W-40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-10 °C
SAE 10W-≥50 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥-20 °C
SAE 15W-≥40 Engine oil for motorcycles with dry clutch, API SF
/ ACEA A2, or better
≥0 °C
Engine oil, quantity for topping up max 0.5 l, Difference between MIN and MAX
Um fato que nunca gostei nas autorizadas no Brasil é este negócio de trocar óleo fora das revisões. Pra mim é abuso das autorizadas.
Outro fato é em países com temperaturas que chegam abaixo de zero a amplitude térmica que um óleo trabalha é muito maior que no Brasil. Será que isso não é prejudicial ao óleo? Enquanto no Brasil as temperaturas mal chegam a zero grau, na Alemanha por exemplo pode chegar a -20.